Curso sobre Identificação Botânica em Silves

Aconteceu no período de 14 a 16 de agosto, na comunidade São Pedro, município de Silves (AM), o curso de Identificação Botânica promovido por meio de Parceria Público Privada – PPP entre o Idam, GTZ, Precious Wood da Amazônia(PWA) e a Associação Vida Verde da Amazônia (Avive).
O objetivo foi promover alternativa econômica para as comunidades do município pela extração sustentável de óleos essenciais da várzea e terra firme, buscando a verticalização da produçãode produtos derivados, utilizando-se de tecnologia de baixo impacto com ações de conservação.
Participaram agricultores familiares, estudantes do curso técnico florestal, integrantes da Avive e técnicos do Idam. O evento abordou assuntos como: noções sobre a evolução dos vegetais, vegetais no mundo, florestas tropicais, floresta amazônica, noções sobre botânica, taxonomia, nome vulgar/científico, sistema binário, tipologias florestais, identificação sobre as principais famílias e aula prática de campo.
Segundo a gerente de Apoio a Produção Não-madeireira do Idam, Quênia Barros, o curso vai servir para orientar a população, nas demais ações da Parceria Público Privado – PPP, como no inventário das espécies florestais não-madeireira, e na implementação de técnicas de manejo que aliem o uso e conservação das espécies com potencial não-madeireiro, preservando os direitos de propriedade do conhecimento tradicional local. As ações são voltadas para o desenvolvimento socioambiental e devem contribuir para a geração de renda da população de Silves.