Custo de produção para o cupuaçu é definido.

Realizada na última terça-feira, 19, na Unloc de Novo Remanso, a reunião que definiu o preço do custo de produção para 1kg de polpa de cupuaçu com caroço. O eventocontou com a mobilização do IDAM e recebeu aproximadamente 40 agricultores familiares envolvidos no processo de comercialização do cupuaçu, além de representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de Brasília e de Manaus.
O evento teve como objetivo principal inserir a coleta do cupuaçu no Programa de Subvenção Federal ao Extrativismo definindo para isso o preço mínimo a ser pago aos agricultores familiares na comercialização do fruto por meio da Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM). Atualmente produtos do extrativismo como: o Açaí, o Babaçu, a Borracha, Pequi (fruto), Piaçava e Castanha do Brasil já fazem parte deste programa.
Segundo levantamento do Departamento de Planejamento do IDAM (DEPLA), no ano de 2009, mais de 6.000 hectares de terra foram destinados a produção do cupuaçu. Ao todo mais de 11.766.600 frutos dessa cultura foram colhidos no ano passado, gerando renda para as famílias agricultoras do Amazonas.
Nos últimos anos alguns agricultores estão se desestimulando a ampliar novas áreas. Porém com o trabalho do serviço de extensão rural do IDAM e com apoio da EMBRAPA Amazônia Ocidental no combate a vassoura de bruxa, doença causada pelo fungo Crinipellis perniciosa , que se desenvolve nos galhos do cupuaçuzeiro e ativa o crescimento com brotações, flores e frutos e pode levar a planta à morte, a diminuição da produção de frutos não vem seguindo a mesma proporção da redução da área plantada, ou seja, “uma área menor, porém melhor manejada sendo conduzida através de mudas selecionadas, adubação e a poda dos galhos atacadas pela doença e sua posterior queima”.
Durante a reunião foi acordado entre os presentes que o custo para produzir 1kg de polpa de cupuaçu com caroço é de R$ 1,22 centavos. Essa fixação do custo de produção é o primeiro passo para a elaboração do preço mínimo dofruto.
Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM)
A fixação do preço mínimo do cupuaçu é uma ação prevista na política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), contida no Programa de Subvenção Federal ao Extrativista, e está sob responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e executada pela Conab. Essa Política visa garantir ao extrativista, por meio da fixação mínima de preço, a sustentação do valor dos produtos cultivados.
Com a fixação do preço mínimo, o extrativista recebe da Conab a subvenção direta, ao comprovar que efetuou a venda de seu produto por preço inferior ao mínimo fixado pelo Governo Federal. Com a aplicação da PGPM o extrativista tem a garantia de preços justos e pagamento direto ao produtor.