DIA 12 DE JULHO – DIA DO ENGENHEIRO FLORESTAL

O engenheiro florestal está diretamente ligado à natureza em seu ofício: é ele quem estuda e planeja o uso e conservação dos recursos florestais madeireiros, não madeireiros e da fauna, para encontrar o modo adequado e mais sustentável de aproveitá-los, com o menor risco ambiental possível.
O engenheiro florestal tem um vasto campo de atuação. Ele estuda e faz projetos para a conservação e preservação dos recursos florestais renováveis e para a conservação de ecossistemas. Hoje, com a certeza de que a humanidade depende do ambiente em que vive, esta profissão ganhou importância em outros setores. Nas agências governamentais, trabalha para manter as Unidade de Conservação e fiscalizar o uso das áreas utilizadas pela iniciativa privada. Nas agências de certificação, cria meios para que os consumidores conheçam o comportamento das empresas em relação ao ambiente. Como consultor independente, alavanca atividades produtivas sustentáveis, paisagismo, a utilização de florestas em pequenas e médias propriedades rurais, gerando benefícios para as pequenas comunidades. Mais ainda: as áreas de atuação não se limitam a estas – elas continuam crescendo e, é claro, atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas à sua área de formação.
Além de elaborar relatórios de impacto ambiental das atividades humanas em áreas de florestas, pode planejar e executar obras e serviços técnicos em engenharia rural em construções para fins florestais.
Ele também estuda e faz projetos de aproveitamento sustentável de florestas e de reflorestamento, fazendo inventário florestal para manejo e melhoramento de florestas naturais e plantadas, pesquisando até a produção de sementes e de mudas para melhorar as características das plantas. Na indústria de móveis, de papel e celulose, por exemplo, elabora os projetos de inovação, gerenciamento, plantio e reflorestamento das espécies mais adequadas.
A profissão está reconhecida por Lei sob o Parecer nº 2.709/76 – Decreto nº78.631, de 27/10/76.