Dia de Campo do Guaraná em Maués gera resultados positivos.

A Unidade Local do Idam em Maúes, em parceria com a Embrapa e a Sepror, realizou na última quarta-feria,28, o Dia de Campo do Guaraná “Tecnologia e Cultura para Produtores”.O evento teve como objetivo orientar os produtores de guaraná do município sobre o cultivo e manejo da cultura,bem como aprimorar os conhecimentos sobre as novas técnicas de adubação e coleta do guaraná.
Durante o Dia de Campo foi exibida aos participantes uma apresentação em data show, que detalhava todo o processo de desenvolvimento e cultivo do guaraná, desde aseleção do grão até o seu beneficimento. Questões como o manejo e a fertilização dos solos, foram os temas centrais das palestras ministradas por técnicos do Idam e pesquisadores da Embrapa. Durante a ocasião os produtores tiveram a oportunidade de conhecer eaprender novas técnicas de adubação ,como por exemplo, a utilização do fertilizante superfosfato simples.Foram apresentados aosparticipantes através de demonstrativos todo oprocesso de adubação do solo,desde a aplicação adequada do superfosfato simples, até os primeiros resultados da ação desse composto químico nos solos cultivados.
Segundo a Coordenadora do Dia de Campo do Guaraná, a Engenheria Agrônoma Marilene Marciel o evento foi de suma importância pois proporcionou aos produtores a oportunidade de levantar questões e dúvidas sobre o cultivo do guaraná. “ A participação dos produtores foi excelente, pois percebeu-se um interesse maior por parte deles,em saber mais sobre o guaraná e como melhorar o desenvolvimento dessa cultura”, afirmou ela.