Dia de Campo vai mostrar tecnologias para aumentar produtividade da mandioca

    

Arquivo IDAM
Arquivo IDAM

A Embrapa Amazônia Ocidental realiza, no dia 02 de dezembro, no município de Beruri (distante 173 quilômetros de Manaus), o Dia de Campo Cultivo de Mandioca em Terra Firme. O evento tem como objetivo apresentar o desempenho produtivo da mandioca cultivada em terra firme com tecnologias de manejo recomendadas pela pesquisa.

O Dia de Campo, destinado a agricultores e instituições ligadas ao setor rural, acontece no  Projeto de Assentamento Beruri, km 03, na propriedade do produtor Melquezedeque Marques da Silva, onde está instalada uma Unidade Demonstrativa (UD) de mandioca. Durante o evento, vai ser apresentado todo o sistema de cultivo utilizado na UD, assim como a produtividade alcançada.

Conforme o pesquisador Inocencio Junior de Oliveira, diversas práticas foram realizadas tendo como referência pesquisas da Embrapa. Na área foi feita a calagem, por meio do uso de calcário; as manivas sementes foram selecionadas, com 2 cm de diâmetro e 20 cm de comprimento; o espaçamento utilizado foi de 1 metro entre linhas e 1 metro entre plantas; foram realizadas adubação de fósforo na cova e duas adubações de cobertura com adubos nitrogenados e potássicos; e o controle de plantas daninhas foi feito com capinas até os quatro primeiros meses. “Ou seja, nos quatro primeiros meses não deve haver competição entre as plantas de mandioca e as plantas daninhas”, explicou o pesquisador. A mandioca foi plantada na UD em novembro de 2013 e vai ser colhida um ano depois, antes do Dia de Campo.

O Dia de Campo terá como instrutores os pesquisadores da Embrapa, Inocencio Junior de Oliveira e Mirza Carla Normando Pereira, além do bolsista Manoel Contreira Neto. O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), escritório do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) de Beruri, Prefeitura e Secretaria de Produção Rural de Beruri.

Pró Rural

O evento integra o projeto Estratégias de socialização e transferência de conhecimentos para adoção de inovações tecnológicas nas culturas alimentares pelos agricultores familiares do Estado do Amazonas, que faz parte do Pró-Rural. A linha temática Culturas Alimentares contempla atividades no município de Beruri com as culturas da mandioca, milho e feijão caupi em ecossistema de terra firme e várzea.

A UD de mandioca instalada na propriedade do produtor Melquezedeque Marques da Silva é uma das estratégias de transferência de tecnologia do projeto.

Fonte: Embrapa Amazônia Ocidental