Diretor-presidente do IDAM assina Termo de Cooperação Técnica beneficiando o município de Urucará

O diretor- presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), João Medeiros Campelo e o prefeito do município de Urucará, Enrico Falabella, assinaram na última quinta-feira (26), o Termo de Cooperação Técnica N. 002/2017 entre o IDAM e a Prefeitura de Urucará.

O objetivo da cooperação é apoiar e fortalecer os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) junto aos agricultores familiares e produtores rurais do município, contribuindo dessa forma com o desenvolvimento rural sustentável, por meio de ações e atividades capazes de promover a melhoria da qualidade de vida desse público beneficiário.

Através da parceria firmada entre IDAM e Prefeitura, a meta esperada é atender aproximadamente 3.120 agricultores/ produtores rurais, sem repetição, além da implementação do Programa Urucará Mais Produtivo, gerido pela Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (SEMPA).

A economia do município de Urucará, (a 270 km de Manaus), baseia-se principalmente em torno do setor primário, onde predomina a cultura da mandioca como a atividade agrícola geradora de ocupação, com a produção anual estimada em 2.040 toneladas numa área de 770 hectares, e a produção de guaraná estimada em 239 toneladas.

Além dessas culturas destaca-se também a bovinocultura e avicultura, pesca artesanal, piscicultura, ovinocultura, suinocultura, o cultivo de banana, açaí, cacau, maracujá e produção de hortaliças (olericultura).