Diretora-presidente do Idam participa da 32ª Festa do Açaí em Codajás

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Codajás (Idam/Codajás) realiza palestras para os produtores rurais e agricultores familiares durante a 32ª Festa do Açaí no município, que inicia nesta quinta-feira (25/4). A diretora-presidente do Idam, Eda Oliva, será uma das participantes do evento, que também contará com a presença de representantes da Embrapa do Amazonas e do Pará.

Nesta quinta-feira (25/4), Eda Oliva e a engenheira agrônoma do Idam e coordenadora do Projeto Prioritário para Cadeia Produtiva do Açaí nos Principais Municípios Produtores do Estado do Amazonas, Anecilene Buzaglo, apresentam uma palestra sobre a cadeia produtiva do açaí para os produtores rurais. Na sexta-feira (26/4), a presidente do Idam e a coordenadora integram um grupo que fará uma visita de campo.

Em todo o Amazonas, o cultivo do açaí envolve 13 mil agricultores familiares e produtores rurais, cuja contribuição se reveste de significativa importância para segurança alimentar e nutricional e para a geração de ocupação econômica e renda.

De acordo com o técnico agropecuário do Idam, Francisco Brasil, somente em Codajás são assistidos pelo Instituto 1,5 mil agricultores e produtores rurais. Segundo ele, 60% da produção é proveniente do extrativismo, e há cerca de 2 mil hectares de cultivo do açaí. Em 2018, informa o técnico agropecuário, a produção chegou a 18 mil toneladas, o que movimentou algo na ordem de R$ 35 milhões.

“Há duas empresas que compram nosso açaí e beneficiam o produto, que são a Bellamazon (em Codajás) e a Fruit (em Manacapuru). O excedente é vendido em Manaus para consumo”, explicou ele, destacando também a importância da presença da cooperativa da Cresol.

Segundo a Secretaria de Produção Municipal de Codajás e o Idam, durante a safra do açaí, entre novembro e maio, o produto chega a movimentar no município em torno R$ 200 mil por dia, e é visível o reflexo disso no comércio, assim como na presença de obras de construção civil dos moradores da cidade.

De acordo com a gerente do Idam/Codajás, Valderline de Souza, durante a Festa do Açaí, que vai até o próximo sábado (27), serão distribuídas 3 mil mudas de açaí. Além disso, a Secretaria de Produção Municipal vai realizar um sorteio para os produtores rurais e agricultores familiares, com itens como máquinas de bater açaí, roçadeira e motor de popa.

Nesta quinta, a direta-presidente do Idam participa de seminário e, nesta sexta, fará visita de campo

Cultural – Os moradores de Codajás e os visitantes vão poder participar ainda de shows musicais, que devem acontecer no período da noite na cidade. Nesta quinta (25/4), sobe ao palco, entre outras atrações, a dupla João Victor e Rodrigo. Amanhã (26/4) é a vez de Wanderley Andrade e Carlinhos do Boi e, no sábado (27/4), tem a atração nacional Zé Felipe e o Samba Kiss.