Diretores e chefes do Idam discutem a implementação do Cadastro Ambiental Rural

Os diretores e chefes de departamento do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) se reuniram hoje (3) para tratar de assuntos pertinentes a execução do projeto Projecar. O plano visa a análise e implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O projeto foi construído em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amazonas (Sema), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e o Idam, com o apoio do Fundo Amazônia.

De acordo com a secretária adjunta da Sema, Christina Fisher, a reunião visa o alinhamento e entendimento do projeto pela direção do Idam. Com a mobilização dos produtores e técnicos a meta é emitir mais de 55 mil CARs em todo o Estado. “Inicialmente pretendemos atender 36 municípios que estão programados para a implementação do projeto. Para isso reunimos a direção do Idam para internalizar a importância do projeto e aproximar a parceria”, disse.

Na execução do projeto, o Idam fica responsável em mobilizar os agricultores que precisam emitir o CAR de suas propriedades, para posteriormente, fazerem a regularização ambiental. Segundo a chefe de departamento de assistência técnica e extensão florestal do Idam, Nadiele Pacheco, o projeto é de suma importância e todos os diretores precisam estar cientes de como vai funcionar e qual a responsabilidade do Idam.

“Passada a fase de alinhamento e entendimento entre os parceiros, o Idam vai a campo fazer a mobilização dos agricultores para estarem sensibilizados de que é importante fazerem esse cadastro e regularizarem suas propriedades”, disse.

Vale destacar que o cadastro será feito por empresas terceirizadas que serão selecionadas por licitação via Comissão Geral de Licitação (CGL).

hgdhdhd