Em Apuí, Idam sedia ação integrada de retificação e atualização de Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Ação atendeu mais de 150 produtores e foi realizada com o apoio do Incra, Sepror, Ipaam, Sema, G.I.Z e Prefeitura Municipal de Apuí

O governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), realizou na unidade local do município de Apuí (453 quilômetros distante da capital), ações de retificação e atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), realizadas.

Com o objetivo de apoiar a regularização ambiental no sul do Amazonas, os atendimentos aos produtores foram realizados no quilômetro 455, da rodovia Transamazônica (BR-230), de 24 a 27 de abril. A ação faz parte da execução do Plano Operativo Anual (POA) do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (Amazon Sustainable Landscaps – ASL), organizado pela Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil).

“É importante que os imóveis estejam devidamente regularizados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) para que todas políticas públicas alcancem as famílias de agricultores familiares e os benefícios previstos nos programas de regularização, além de possibilitar o planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural”, explicou o engenheiro florestal Luiz Rocha, chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (Datef) do Idam.

Durante a atividade, mais 150 atendimentos foram realizados, todos em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam), Secretaria de Produção Rural (Sepror), com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Prefeitura Municipal de Apuí, e a Cooperação Alemã para Desenvolvimento Sustentável Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeith (G.I.Z.), além do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL).

Sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR)

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais e que faz parte dos dados utilizados pelo Governo Federal para o planejamento ambiental, econômico e demais ações públicas de desenvolvimento e combate ao desmatamento é a engrenagem fundamental na regularização ambiental do imóvel rural.

Além de regularizar o CAR, o público também poderá acompanhar seus processos de regularização fundiária e titulação nos projetos de assentamentos junto ao Incra.

FOTOS: Divulgação/Idam

TEXTO: Antônio Barros Jr/Idam