Em Autazes, Posto Avançado do Idam realiza curso de capacitação sobre horticultura e fruticultura

Curso busca enriquecer a produção regional e o cultivo saudável de melancia, banana e açaí

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio do Posto de Atendimento Avançado da comunidade Monte Sinai, em Autazes (113 quilômetros distante de Manaus), realizou, durante o mês de maio, um curso de capacitação sobre horticultura e fruticultura para agricultores das comunidades Monte Sinai, Nova Esperança, Nova Jerusalém e Terra preta.

Com o objetivo de orientar sobre horticultura e fruticultura com ênfase nas culturas de melancia, banana e açaí, a capacitação busca enriquecer a produção regional e a importância dos solos para um cultivo saudável.

O curso foi ministrado pelo técnico e engenheiro agrônomo da Unidade Local (UnLoc) do Idam em Manaquiri, Selmo Andrade da Costa, que abordou os temas: a importância dos solos; tipos de solos do Amazonas; diferença de solos de várzea e terra firme e o manejo correto dos solos para aumento de produtividade das culturas.

O técnico frisou a diferença da escolha da área e plantio, produção de mudas, pragas e doenças, e da colheita até a comercialização, para cada cultura.

“A melancia é uma cultura de ciclo curto e de rápida comercialização, o que gera emprego e renda no município. A cultura do açaí tem cada vez mais destaque graças às propriedades energéticas do fruto, por esse motivo o interesse de grandes empresas em comercializar, produzir e beneficiar”, destacou Selmo.

Segundo a responsável do Posto Avançado Monte Sinai, Rosiele Vasconcelos, o curso objetivou impulsionar a atividade na comunidade.

“A priori queremos fazer com que essas culturas tenham qualidade e capacidade de competir com outros produtos do mercado e temos como meta alavancar e aumentar as áreas plantadas nas comunidades gerando emprego, renda e melhoria da qualidade de vida dos agricultores”, finalizou Rosiele.

TEXTO: Ingrid Simão/Idam

FOTOS: Divulgação/Idam

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam): comunicacaoidam@gmail.com / Ártemis Cunha 92 98406-5021) / Antônio Barros Jr 92 98145-1183 / Nailson Castro 92 99113-2311 / Rita Ferreira 92 98208-968.