Em Barreirinha, Idam reúne técnicos, pecuaristas e coordenadores do projeto Mais Pecuária Brasil

Ação teve o objetivo de orientar pecuaristas sobre o protocolo de inseminação artificial

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), realizou, na manhã desta quarta-feira (23/11), na sede do município Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus), uma reunião de alinhamento entre os técnicos da Unidade Local (Unloc), representantes do Projeto Mais Pecuária Brasil (PMPB) e seis produtores pecuaristas, com o objetivo de orientar sobre o protocolo de inseminação artificial a ser feito com sêmen doado providenciado e doado pelo projeto.

O melhoramento genético dos animais utilizados na produção leiteira está entre as prioridades das ações no município, um grande produtor de carne e laticínios.

De acordo com Rafael Koide, gerente do Idam Barreirinha, os pecuaristas vão evoluir a reprodução de seu rebanho para a raça Girolando, uma raça com capacidade de produzir até 16 litros de leite por dia, de fácil adaptação ao clima tropical do Brasil, grande resistência e adequação ao meio ambiente.

O gerente explica que cada agricultor vai receber 20 doses de sêmen para aplicação a partir de janeiro. “É um grande passo para os criadores do município, que vão fazer esse melhoramento genético praticamente a custo zero, com o Idam dando suporte e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares garantindo os recursos e aplicando o protocolo. Quando anunciamos, poucos acreditaram, mas está acontecendo e vamos sim, melhorar nosso rebanho”, afirma Koide.

Barreirinha

Barreirinha é um município com aproximadamente 32 mil habitantes (IBGE/2021), localizado no limite entre os estados do Amazonas e Pará, com grande produção em diversas culturas, como macaxeira, abacaxi, melancia, entre outras. Além da pecuária bovina, também tem a suína, com grande parte da produção sendo comercializada com outros municípios. A prefeitura municipal, devido aos benefícios que o melhoramento genético garantirá aos produtores locais, também participa das ações e garante todo o suporte para as reuniões e ações do projeto.

Texto:    Nailson Castro
: Divulgação/Idam