Em Coari, Governo do Amazonas oferece curso de capacitação em mecanização agrícola

As aulas, teóricas e práticas, foram conduzidas por um especialista do Idam

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em parceria com a Prefeitura Municipal de Coari (distante 363 quilômetros de Manaus), realizou entre os dias 18 e 23 de abril, o curso de capacitação em mecanização agrícola, para agricultores, alunos do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (IFAM) e empresários locais.

Ministrado pelo técnico em agropecuária do Idam, Luiz Alberto Platini, com ajuda dos profissionais: Valéria Santos, professora de educação física; Railcineide Sousa, técnica de sistema; e Paula Santos, professora da área de saúde, o curso foi desenvolvido com aulas teóricas e práticas, na Cooperativa Agroindustrial e Fazenda Varre Vento, respectivamente. Os participantes, além de entenderem os benefícios da mecanização, tiveram aulas práticas  com a condução do trator.

Tecnicamente, quem concluiu a capacitação está apto a reconhecer os tipos de tratores a serem utilizados nas diversas culturas, as inovações tecnológicas voltadas para o setor primário, os tipos de mecanização agrícola e a necessidade de manutenção preventiva para evitar a corretiva, nos equipamentos.

Para Maria Silva, de 62 anos, que sempre viveu da agricultura,  trabalhando de forma braçal, a utilização de um veículo é uma alternativa que pode melhorar a produção. “Fazer com trator, em um ou dois dias, o mesmo trabalho que levava até 15 dias de forma braçal, é primordialmente qualidade de vida”, afirma a agricultora.

Produtores de outros quatro municípios devem receber a capacitação até o mês de junho, de acordo com a programação do Idam. Silves, no período de 08 a 22 de maio; São Paulo de Olivença, de 26 de maio a 03 de junho; Borba, de 06 a 11 de junho e Caapiranga, de 19 a 23 de junho.

TEXTO: Ingrid Simão/Idam

FOTOS: Divulgação/Idam

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam): comunicacaoidam@gmail.com / Ártemis Cunha 92 98406-5021) / Antônio Barros 92 98145-1183 / Nailson Castro 92 99113-2311 / Rita Ferreira 92 98208-9685.