Em Itapiranga, Idam acompanha a entrega de cinco toneladas de alimentos adquiridos pelo PAA

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) realizou, no município de Itapiranga (a 339 quilômetros de Manaus), a entrega dos primeiros alimentos adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) a famílias em situação de vulnerabilidade. Mais de cinco toneladas de produtos incluindo banana, goma de mandioca, maracujá, melancia, cheiro verde, maxixe e pescado foram distribuídos a 150 famílias e a entidades como o hospital municipal, a Pastoral da Criança e a Associação dos Deficientes de Itapiranga (Ademi). A atividade aconteceu na última terça-feira (13/10).

A ação foi feita em parceria com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e a Prefeitura do município. Nesta primeira semana, foi distribuída a produção de cinco das 17 famílias inscritas no PAA, este ano, um aumento expressivo comparado aos sete cadastrados em 2019.

“Foi muito boa a participação dos produtores neste ano e tivemos a adição de mais produtos como goma de mandioca, peixe e maracujá. Nossa expectativa é incluir cada vez mais produtores familiares”, disse o gerente da unidade local do Idam em Itapiranga, Sérgio Froes. Segundo ele, a próxima entrega já está sendo agendada para o fim deste mês. A estimativa é que mais 20 toneladas de alimentos sejam movimentadas ao longo do programa no município.

PAA – O Programa de Aquisição de Alimentos está beneficiando cada produtor rural cadastrado com um valor de R$ 6,5 mil por sua produção. Para o município de Itapiranga, isso corresponde a um investimento de R$ 110 mil, trazendo incentivo e apoio à agricultura familiar. Além de Itapiranga, a coleta e distribuição de alimentos por meio do PAA está acontecendo em outros municípios.

Fotos: Divulgação/Idam