Em Itapiranga, Idam capacita produtores de gado com técnicas no Sistema de Pastejo Rotacionado para duplicar produção de leite

Técnicas extensionistas levam conceitos, vantagens, métodos e estratégias sustentáveis através do pastejo rotacionado, em ação do projeto prioritário da pecuária

Produtores de gado do município de Itapiranga (227 quilômetros distante da capital) devem duplicar a capacidade de produção de leite a partir da implementação do Sistema de Pastejo Rotacionado, realizado pelas extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). As novas metodologias de alimentação do gado leiteiro passam por um treinamento específico, dividido em aulas teóricas e demonstrações práticas.

Zootecnista Luciana dos Santos Guimarães durante capacitação em Itapiranga

A qualificação foi realizada para 20 produtores e contempla as atividades do Projeto Prioritário da Pecuária (PPP), que visa ainda a instalação de uma Unidade Demonstrativa de Pecuária no município.

Ministrada pelas zootecnistas Maria das Dores Oliveira e Luciana dos Santos Guimarães, o treinamento apresentou as justificativas teóricas e depois a aplicação em campo, mostrando entre outras coisas as vantagens, métodos e estratégias sustentáveis no uso da pastagem.

Zootecnista Maria das Dores Oliveira em conversa com participantes

Uma demonstração de métodos como avaliação de pastagem, cálculo da capacidade de suporte de animais, taxa de lotação e dimensionamento de piquetes também foi realizada.

“O que apresentamos é somente um dos aspectos da pecuária sustentável, que é o nosso objetivo. Levar conceito e tecnologias de pecuária sustentável para os pequenos agricultores e mostrar que é possível obter lucratividade superior aos sistemas tradicionalmente utilizado”, explicou a zootecnista Maria das Dores Oliveira.

Ação foi coordenada o Gerente da Unidade Local (UnLOC) do Idam, Sérgio Augusto Froes Cavalcante, Jackeline Santos Menezes, da Gerência de Capacitação e Metodologia de ATER (Gecam), com a organização da Gerência de Apoio à Produção Animal do Idam (Gepan).

Dividido em aulas téoricas e práticas, produtores de gado acompanham parte teórica da capacitação em Pastejo Rotacionado

Pastejo rotacionado

O sistema de pastejo rotacionado é um método de exploração da pastagem baseada na alternância entre período de pastejo e de descanso em piquetes. Esse regime possibilita maior aproveitamento da área, maior produtividade associada ao desempenho do rebanho, menor compactação do solo e a prevenção da degradação da pastagem. Quando os animais têm alimento de melhor qualidade, significa que o capim deve ser consumido no ponto ideal, o animal aproveita melhor esse alimento e diminui a eructação, reduzindo a emissão de metano, um dos gases do efeito estufa (GEE’s).

FOTOS: Divulgação/Idam

TEXTO: Assessoria Idam