Em Manacapuru, associações e famílias de baixa renda recebem pescado

Em Manacapuru, foram distribuídos 21 toneladas de pescado para associações e famílias de baixa renda com deficiência alimentar e nutricional. A ação é uma parceria entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Secretaria de Produção Rural (Sepror), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas em Manacapuru (Idam/Manacapuru), a Secretaria Municipal de Ação Social e o Programa Mesa Brasil.

De acordo com o gerente do Idam/Manacapuru, Romualdo Ramos, o pescado da espécie jaraqui foi fornecido pela Associação de Pescadores de Manacapuru e beneficiou cerca de três mil famílias. Cada agricultor familiar recebeu cinco quilos de peixes, além das associações de cunho social que também receberam parte do pescado.

Conforme o gerente, 16 toneladas de pescado foram distribuídos no município de Manacapuru, nesta quarta-feira (15), e 5 toneladas foram para a sede do Programa Mesa Brasil, em Manaus. A doação é feita através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Aquisição de Alimentos com Distribuição Imediata.

Para o gerente, o programa é um mecanismo que permite ao governo auxiliar o produtor rural, agricultor familiar e pescador familiar numa das etapas mais difíceis do processo produtivo que é a venda dos produtos. “Ao comprar os produtos da agricultura familiar, o Estado descomplicada o processo de comercialização e ainda encaminha esses alimentos para as famílias carentes cadastradas nos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”, acrescentou.

ATER – Na última semana, a unidade local do Idam em Manacapuru realizou ainda uma visita de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na comunidade Ramal Mariano, na localidade do Acajatuba. Dentre as ações, foram expedidas declarações para emissão de Cartão de Produtor Primário (CPP) e plotagem de coordenadas geográficas para emissão do recibo de inscrição do imóvel rural no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Além da coleta de dados cadastrais para emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e coleta de propostas de crédito rural para o programa Afeam Agro.

Com a ação, foram beneficiados com os serviços de Ater 59 agricultores familiares. Os agricultores familiares trabalham com as culturas de limão, banana, mandioca, cana-de-açúcar, macaxeira, abacaxi e aves do tipo caipirão.