Em Maués, Idam e Afeam mecanizam 202 hectares

Um projeto de mecanização firmado entre o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Maués (Idam/Maués) e a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) prevê a recuperação de 202 hectares de áreas improdutivas no município.

O técnico em agropecuária do Idam/Maués (distante 276 quilômetros de Manaus), Arcênio José Lobato Júnior, explicou que 95 hectares de áreas recuperadas já foram entregues aos proprietários. E os outros 107 hectares estão em andamento de recuperação. “Ao todo 155 hectares serão destinados à pastagem de gado e os 47 hectares restantes serão destinados a cultivos para agricultura como açaí, melancia e milho”, disse.

No total, 11 produtores familiares serão beneficiados com a mecanização dos 202 hectares

Lobato Júnior explicou que a mecanização se trata de uma recuperação em curto prazo, mas com boa resposta para a agropecuária. “As áreas improdutivas são denominadas assim, pois se encontram fraca e precisam de um pousio (capoeira) e depois se seis anos, a área está pronta para ser derrubada de novo, queimada e, em seguida, ela se regenera. A mecanização faz essa ação que levaria seis anos em alguns dias, sem esquecer-se da aplicação do calcário na área e, após 30 dias de descanso, a área está pronta para o plantio novamente”, detalhou.

Os 202 hectares que serão mecanizados em Maués pertencem a 11 produtores rurais que devem, em um futuro próspero, iniciar suas produções. Ao tornar os hectares produtivos se aproveita a área diminuindo o desmatamento.

O técnico do Idam explicou que a mecanização se trata de uma recuperação em curto prazo