Em Novo Remanso, projeto de implantação de unidade de observação do abacaxi colhe frutos para análise de fertilizantes

O estudo realizado pelo Idam tem objetivo de determinar efeitos da adubação e propor boas práticas para produção.

O projeto de implantação da Unidade de Observação da Cultura do Abacaxizeiro, desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), em  Novo Remanso, Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), realizou a primeira colheita de abacaxi Turiaçu para avaliações físicas e físico-químicas.

No Amazonas, a aquisição de fertilizantes químico destaca-se como item mais dispendioso no sistema produtivo do abacaxi, representando mais de 35%  dos custos, o que pode acarretar num entrave à sustentabilidade da produção de abacaxi nas regiões produtoras devido a elevação dos preços e instabilidade no mercado dos principais fertilizantes usados na cultura.

A coordenadora do Projeto Prioritário do Abacaxi do Idam, a engenheira agrônoma Silvia Abreu, explica que o intuito do estudo, realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é garantir mais qualidade na produção do abacaxi Turiaçu local.

“A importância desse estudo permitirá a identificação da melhor dosagem de nitrogênio e potássio, inclusive comparando com as doses utilizadas, com menor custo, alcançando índices de produtividade satisfatórios, assegurando um produto de qualidade e competitivo”, disse.

O estudo tem o objetivo de determinar os efeitos da adubação nitrogenada e potássica, definir as doses de nitrogênio e potássio para alcançar a máxima produtividade nas condições edafoclimáticas da região, avaliar o uso dos fertilizantes e propor boas práticas de cultivo, colheita e pós-colheita para melhorar a qualidade do abacaxi Turiaçu.

“O estudo seguiu um cronograma que iniciou em julho de 2021, com preparo de área mecanizado, correção do solo, adubação, controle do mato, manejo integrado de pragas, indução floral e colheita, todas essas etapas foram acompanhadas pela coordenação e realizadas pela equipe técnica local com apoio das demais unlocs executoras do PP abacaxi”, ressaltou.

Os frutos colhidos estão sendo analisados no laboratório de tecnologia de frutos tropicais da Ufam.

Os frutos colhidos estão sendo analisados no laboratório de tecnologia de frutos tropicais da Ufam.

Abacaxi de Novo Remanso

O abacaxi das localidades do Engenho, Novo Remanso e São Francisco de Caramuri, na tríplice divisa de Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara é reconhecido nacionalmente pelo sabor adocicado, baixa acidez e pela qualidade no processo de produção, tendo recebido selo de Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência (IP), do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

 

O estudo tem o objetivo de determinar os efeitos da adubação nitrogenada e potássica.

Sobre o Idam

O Idam é uma autarquia estadual, integrante do Sistema Estadual de Produção Rural (Sepror), e tem como objetivo o desenvolvimento do Setor Primário, com atendimento focado nas pequenas propriedades, identificadas como “Agricultura Familiar”, que corresponde a mais de 90% da produção de alimentos no Amazonas. Está presente em todos os municípios do estado.

O escritório central do Idam funciona no bairro Japiim, zona sul de Manaus, ao lado do campo da Ulbra, e o atendimento ao público é realizado na Unidade Local de Manaus, localizada na avenida Torquato Tapajós, quilômetro 17 – Santa Etelvina, próximo à barreira da cidade.

Texto: Rita Ferreira

Foto: Divulgação