Em Parintins, Idam viabiliza financiamento de R$ 1,3 milhão para pequenos produtores

Ação conjunta entre Idam e Afeam elaborou realizou 63 projetos de crédito, entre outras ações

Durante a ação integrada do Governo do Estado, a equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), elaborou 63 projetos de solicitação de crédito que já foram aprovados pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), além de 120 atendimentos para emissão e renovação do Cartão do Produtor Primário (CPP).

Os números de projetos de financiamentos elaborados e aprovados pela equipe do Idam, e aprovados por analistas de créditos da Afeam, representam um investimento de R$ 1.300.000,00 do governo do estado no produtor primário.

Já as renovações e emissões de cartões do produtor primário vão beneficiar 120 famílias com isenção de ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços) para aquisição de insumos, máquinas e equipamentos. A ação integrada entre Idam e Afeam, voltada para os produtores, aconteceu na unidade local de Parintins entre os dias 22 e 26 de maio, e atendeu também toda a região do baixo Amazonas.

Segundo o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, a ação visa a estruturação do produtor primário e o fortalecimento de todas as cadeias produtivas nessa região, que tem Parintins como o principal centro consumidor.

“As ações que desenvolvemos atendem às demandas passadas pelos próprios produtores, que precisam das orientações técnicas, mas também necessitam de ajuda quanto às documentações. O fortalecimento do setor primário garante a melhoria da qualidade de vida de centenas, quem sabe milhares de famílias na região do baixo Amazonas”, explicou.

Para o gerente da unidade local, Rickson Valente, a ação integrada realizada ao longo de toda a semana vai levar mais qualidade de vida para diversas famílias.

“Isso significa muito mais dignidade para todos os que estiveram na nossa unidade em busca desse apoio do Idam. Que bom que conseguimos atender um número expressivo de produtores, são diversas famílias que terão muito mais apoio e suporte para trabalhar, graças aos benefícios e o cuidado do governo do Amazonas”, pontuou.

Realizada em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), a campanha do governo do estado aconteceu entre os dias 22 e 26 de maio, e contou com a presença de uma analista de crédito da Afeam para avaliar os projetos desenvolvidos.

Beneficiário aprova atendimento

De acordo com o produtor Roseberto Barbosa, mais conhecido como ‘Pìtbull’, e pescador da Colônia Z17, com seu projeto elaborado pelo Idam, e já aprovado pela Afeam, é só aguardar para começar a desenvolver seu trabalho muito mais estruturado. Ele elaborou o projeto para solicitar, junto a Afeam, o crédito rural no valor de R$ 21 mil.

“Eu vim aqui na quarta-feira (24/05), peguei algumas informações e agora estou com a minha situação toda regularizada. E na sexta-feira (26/05)), deu tudo certo. Eu preciso de materiais porque na maioria das vezes é muito longe onde vou pescar e até chegar no matadouro, ou no barreiro eu tinha problemas. Agora, com essa ação de vocês, tudo isso vai ser resolvido pois estarei mais estruturado”, finalizou.

Fotos e Texto: Antônio Barros Jr/Idam

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam): comunicacaoidam@gmail.com / Ártemis Cunha 92 98406-5021) / Antônio Barros Jr 92 98145-1183 / Nailson Castro 92 99113-2311 / Rita Ferreira 92 98208-9685.