Em São Paulo de Olivença, Idam realiza curso para promover qualidade e variedade de subprodutos da mandioca

Capacitação será realizada entre os dias 17 e 21 de abril, para 25 agricultores do município

Em parceria com associações e cooperativas de produtores rurais de mandioca do município de São Paulo de Olivença (distante 985 quilômetros da capital), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) realizará, entre os dias 17 a 21 de abril, um curso de capacitação sobre beneficiamento e melhoria dos derivados da mandioca.

O curso tem o objetivo de promover a qualidade e variedade dos subprodutos da mandioca e atende a uma demanda dos agricultores assistidos pela Unidade Local (UnLoc) do município. Cerca de 25 produtores familiares serão beneficiados com a capacitação, que será realizada no âmbito do Projeto Prioritário da Mandioca (PPM), do Idam.

De acordo com o gerente da UnLoc e coordenador local do PPM, Elian Éric, o curso será divido em duas etapas, entre teoria e demonstração de boas práticas, a ser realizada em uma casa de farinha cedida pela associação.

“Eu me formei em agente de desenvolvimento de organizações num curso pela Georp. Então, quando cheguei no município, procurei trazer as associações para o Idam fazendo delas nosso público assistido e não apenas atendido. Então, hoje temos estreita relação com todas as associações, elas darão contrapartida nos materiais a serem utilizados e locais para as aulas”, disse.

Participarão da capacitação produtores da Associação de Produtores Rurais El-shaday do bairro do Nosso Senhor do Bonfim (El-Shaday); Associação dos Agroextrativistas de São Paulo de Olivença (AGROEXSPO); Associação de Produtores Rurais de Santa Luzia do bairro Bonfim (ASPROLUZ); Associação dos Agricultores Familiares Fortes Guerreiros de São Paulo de Olivença (AAFGSPO); Associação de Agricultores Monte das Oliveiras da Comunidade Nova Jordânia (AAMOCNJ).

FOTOS: Divulgação/Idam

TEXTO: Rita Ferreira/Idam