Em São Sebastião do Uatumã, Idam realiza capacitação em mecanização agrícola

Saber como utilizar e dar manutenção preventiva nos equipamentos é garantia de maior produtividade a longo prazo

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com a Prefeitura Municipal de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus), realizou nesta segunda-feira (20/03), uma capacitação em mecanização agrícola, para agricultores do município. O Objetivo é garantir a melhor utilização dos equipamentos, assim como a manutenção correta das máquinas, aumentando o tempo de vida útil das mesmas.

O mini curso foi ministrado pelos técnicos Idam, Luiz Alberto Cruz Platini e pelo engenheiro mecânico, José Ferreira da Silva Junior. Ao todo 20 agricultores participaram das aulas e, agora vão disseminar as informações em suas comunidades.

Para o instrutor, Luiz Platini, o melhor nesses cursos é a possibilidade de colocar em prática o que aprenderam na teoria, no manuseio dos equipamentos.

“Todos que participam, voltam para as comunidades com a capacidade de fazer o trabalho e de perceber quando os equipamentos precisam de manutenção. Compartilhando essas informações, as comunidades vão ter melhores resultados das atividades agrícolas, já que a mecanização potencializa todos os trabalhos. É benéfico para todos os produtores e também para os consumidores, que terão mais produtos a disposição”, afirma Luiz Alberto.

De acordo com Luiz Platini, em 2023 esses cursos já foram ministrados nos municípios de Autazes, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã e Manaus e para o mês de abril está  programada a visita de uma equipe do Idam para Borba, Anamã, Caapiranga, Coari, Tefé, Rio Preto, Nova Olinda e em Autazes com um segundo módulo do mesmo curso.

Menos Sacrifícios

Para os produtores rurais, o curso promoveu uma excelente oportunidade de aprendizado e mudará a jornada de trabalho diário. Débora Sena, da Associação Nova Jerusalém, agradece pelos novos aprendizados e garante que se sente enriquecida.

“Estamos muito felizes. Essa qualificação nos orienta em diversos sentidos como planejamento das nossas atividades e  organização do trabalho feito. Isso pra nós é qualidade de vida, já que a mecanização evita o trabalho manual nas plantações. Então precisamos cuidar das máquinas também”, diz Débora.

Da mesma forma pensa Clovis Monteiro, de 57 anos, há 40 anos no campo. “Agora que temos a ajuda das máquinas, não precisamos fazer tudo manualmente e isso ajuda na nossa saúde. A capacitação é muito importante e necessária, pois cuidando das máquinas estamos também cuidando da nossa saúde e dos nossos bolsos”, brincou Clóvis.

Secretaria municipal

O secretário de Produção e Abastecimento, Augusto Simões Terço, destaca a importância da parceria com o Idam, que além do acompanhamento junto aos agricultores, leva novos conhecimentos a eles. A mecanização dos trabalhos da agricultura familiar é um benefício que precisa ser mantido e isso se faz com manutenção preventiva.

“As máquinas melhoram a vida dos agricultores, garante maior aproveitamento da terra e dá uma empregabilidade mais rentável a essas famílias. Só temos  agradecer ao Idam e ao Governo do Amazonas por essa parceria, ressaltou o secretário.

Participaram da capacitação representantes das comunidades Associação Agropecuária União do Uatumã, Associação de Nova Jerusalém (Rio Maripá), Comunidade Deus nos Ajude (Rio Uatumã) e Fazenda do Téo.

Texto: Ingrid Simão/Idam

Fotos: Divulgação/Idam

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas: Antônio Barros Jr. (98145-1183), Ártemis Cunha (98406-5021), Nailson Castro (99113-2311), e Rita Ferreira (98208-9685).