Em Tabatinga, agricultores familiares recebem sementes de milho

Em Tabatinga, produtores rurais e agricultores familiares são beneficiados com a entrega de 260 quilos de sementes de milho. O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Tabatinga (Idam/Tabatinga) realizou a entrega das sementes nesta quinta e sexta-feira (2 e 3).

De acordo com a gerente do Idam/Tabatinga, a engenheira florestal Tainah Bruna Teixeira de Sousa, a ação beneficiou 40 agricultores familiares das comunidades Limeira, Praia de Fátima, Teresina 1, Araçari, Teresina 3, Bom Futuro e Associação Indígena Mapana, do Distrito de Belém do Solimões.

Entre os beneficiados está a produtora Maria Araújo de Lima, da comunidade Araçari, que irá vender o que produzir de milho para as escolas do município através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), segundo informou a gerente. Além de milho, Maria produz banana e macaxeira que também serão destinados ao programa.

Segundo o Idam/Tabatinga, 40 agricultores familiares foram beneficiados com doação de sementes de milho

Merenda escolar – Ainda segundo a gerente através de reuniões com a prefeitura, a unidade local do Idam conseguiu melhorar o preço estipulado para compra dos produtos. Esta foi uma solicitação dos produtores que defendiam que os valores estavam abaixo do preço de mercado.

“A melhoria no preço dos produtos trouxe mais motivação aos produtores inscritos no programa e aqueles que ainda desejam se inscrever. Com isso, eles se comprometeram em produzir cada vez mais e com boa qualidade, garantido assim o fortalecimento do setor primário”, disse.

A gerente destaca que o Idam tem desenvolvido um papel fundamental de intermediação entre a prefeitura e os produtores rurais no processo de obtenção dos produtos para a merenda escolar.