Embrapa, Idam e ASA realizam visita de campo sobre a cultura do café nesta sexta-feira

A cultura do café no Amazonas é tema da visita de campo que acontece nesta sexta-feira (10/05), no município de Silves. A ação é coordenada pela Embrapa Amazônia Ocidental, a Embrapa Rondônia, a Associação Solidariedade Amazonas (ASA) e terá a participação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). O dia de campo será na sede da ASA, na rodovia AM-363, Km 77.

De acordo com o gerente do Idam/Silves, Rosilque de França, o objetivo da ação é incentivar o fortalecimento da cafeicultura na Região Norte. “Há quatro anos a Embrapa, Idam e a ASA realizam atividade na área da associação onde foi feita uma Unidade de Observação do cultivo de café levando em conta as características climáticas de Silves, como o solo, o calor, entre outros detalhes”, disse.

Na próxima sexta, será realizado o último dia de campo, que é a última etapa dessa observação. Segundo o gerente, a Embrapa deve fazer coletas de dados e analises e, em breve, se terá detalhes da qualidade do café que pode ser produzido e no Estado. Rosilque acrescenta que “utilizando os métodos tradicionais é possível colher, em Silves, 10 sacas de café por hectare. Utilizando a tecnologia desenvolvida pela Embrapa , utilizada também em Rondônia, a produção sobe para 70 sacas por hectare”, detalhou.

Neste projeto, de acordo com o gerente do Idam, a Embrapa desenvolve a tecnologia, a ASA disponibiliza produtores rurais e a área de cultivo e o Idam auxilia os produtores com visita de assistência técnica e extensão rural (Ater).