Empresários querem instalar indústria de calcário em Tabatinga

A indústria terá capacidade de produzir mil toneladas de calcário por dia

Representantes da empresa peruana Dolomita do Amazonas querem instalar uma fábrica para processar o calcário em Tabatinga (distante há 1.106 km de Manaus), no Amazonas.

Eles estiveram reunidos na sede da Sepror na manhã desta segunda-feira (27) com o secretário de Estado da Produção Rural – Sepror, José Aparecido e o diretor presidente do Idam, Luiz do Herval. O diretor da empresa, Alfredo Belledonne, o representante no Amazonas, Glaucio Martins, o gerente geral da Agrosol, Ricardo Bonafé e o operacional do grupo Nivaldo Martins estavam acompanhados de Dom Alcimar Magalhães, bispo emérito da Diocese do Alto Solimões, que fez a ponte para que a empresa fosse para o município.

De acordo com a comitiva empresarial, a intenção é trazer a pedra bruta do Peru até Tabatinga, onde ela será industrializada (moída) para gerar o calcário agrícola. “Estamos tentando viabilizar uma filial em Tabatinga para nacionalizar o produto”, afirmou o representante da empresa no Amazonas.

O secretário da Sepror sinalizou positivamente para a iniciativa e chamou atenção pro fato de que o Estado precisa de imediato de 10 mil toneladas de calcário para suprir as demandas dos projetos de agronegócios. Outro ponto destacado é que com a instalação da indústria em Tabatinga abre uma grande oportunidade para a área do alto Solimões, com a geração de emprego e renda.

Para o presidente do Idam, Luiz do Herval, a instalação da fábrica em Tabatinga vai atender aos produtores rurais da calha do Rio Solimões e do Estado como um todo. “Os estudos da qualidade do calcário peruano são importantes para que se conheça todas as suas propriedades, que servirão de correção para o solo amazônico”, destacou Herval.

Caso eles tenham autorização do Estado e de outras instituições para a instalação da indústria, garantem a produção de mil toneladas de calcário por dia. “Além disso, nenhum dos calcários existentes no mercado amazonense tem a qualidade que o nosso tem”, garantiu Gláucio Martins.

O que é Calcário Agrícola?

Ele é um dos produtos usados para impulsionar o agronegócio, já que é utilizado na correção do solo para torna-lo fértil. Ao mesmo tempo em que faz essa correção, o calcário também fornece cálcio e magnésio indispensáveis para a nutrição das plantas. A aplicação do calcário aumenta a disponibilidade de elementos nutrientes para as plantas e permite a maximização dos efeitos dos fertilizantes, e consequentemente o aumento substancial da capacidade produtiva da terra.