Encerramento do Curso Sobre Receituário Agronômico e entrega dos veículos para Unidades Locais do Idam, no Interior do Estado

Encerrou nesta sexta-feira, (30) o curso sobre Receituário Agronômico. A atividade aconteceu no período de 26 a 30/11 realizada no auditório do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Japiim, Zona Sul. Estiveram presentes no encerramento do curso, o secretário de Estado da Produção Rural, José Aparecido, o diretor-presidente, em exercício Airton Schneider, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural e demais representantes do Sistema Sepror.

Secretário de Estado da Produção Rural, José Aparecido, discursa aos participantes durante o encerramento do curso.

O secretário José Aparecido destacou as grandes potencialidades do Estado do Amazonas, e ainda, ressaltou a importância da qualificação dos profissionais, “eu creio, que nós teremos um setor primário muito bom, promissor e este curso, que é de grande valia para vocês e principalmente para nós. Que vocês façam bom proveito do que aprenderam e que levem isso para o crescimento do nosso Estado”, pontuou Aparecido. Quarenta e seis engenheiros agrônomos e florestais participaram do curso, que teve como proposta, reafirmar aos profissionais, a responsabilidade assumida a partir da assinatura do receituário, bem como repassar ao produtor rural, por meio desses profissionais, a importância da correta aplicação de produtos e equipamentos, além de precisão nas dosagens aplicadas.

Secretário de Estado da Produção Rural, José Aparecido, realiza entrega simbólica dos certificados de participação do curso de atualização.

Durante a realização do curso, o sistema Sepror, que reúne o Idam, a Adaf e a ADS, se uniu à Universidade Federal do Amazonas (Ufam); ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); à Empresa Brasileira da Amazônia Ocidental (Embrapa) e ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Amazonas (Crea/AM), com apoio também do Fórum Amazonense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.

46 engenheiros agrônomos e florestais participaram do curso de atualização.

Na ocasião, os participantes do curso que vieram dos municípios de: Borba, Itacoatiara, Manaquiri, Novo Remanso, São Sebastião do Uatumã e Iranduba, receberam as caminhonetes adquiridas e repassadas pelo Idam. A entrega junto às unidades locais foi realizada pelo secretário José aparecido. A secretaria de Produção Rural (Sepror) e Idam visam melhorar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no estado, suprindo a necessidade do transporte terrestre até as propriedades rurais assistidas pelo Idam.

Secretário de Estado da Produção Rural, José Aparecido e o diretor-presidente, em exercício Airton Schneider, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, realizam entrega simbólica dos veículos.

Zildo Lima, gerente da unidade local do Idam de Envira, se mostrou contente com a aquisição do novo veiculo. “Sem dúvidas, o veículo será muito importante para a realização das atividades de assistência técnica, que vinha sendo prejudicada, pois veículo que tínhamos lá estava sem condições de uso”, declarou o gerente.

 

Texto: Maria do Carmo Araújo – Gecom/Idam

Fotos: Leonardo Carvalho – Gecom/ Idam