Encontro de Gerentes encerra com projeções para o desenvolvimento de atividades produtivas

Encerrou no sábado (20/07), o Encontro de Gerentes realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) com objetivo de discutir ações para o fortalecimento do setor primário no Estado e nivelar conhecimentos técnicos sobre as diversas políticas públicas disponíveis para o setor. O evento aconteceu na fazenda experimental da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizada na BR 174, km 38.

Nos próximos quatro anos 2019/2022, as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) serão intensificadas em todos os municípios do Estado através dos 21 projetos prioritários de cadeias produtivas como: fruticultura, lavouras industriais, grãos, agroecologia e produtos orgânicos, produção animal, recursos florestais madeireiros e não madeireiros. Além disso, o nivelamento técnico das ações de Ater e a parceria com órgãos como a Afeam e o Ipaam, seja no acesso ao crédito ou no licenciamento ambiental, irão contribuir com o aumento na produção de culturas alimentares.

Durante o encerramento, a diretora-presidente do Idam, a engenheira agrônoma Eda Oliva, afirmou compromisso com o setor primário e destacou a importância dos gerentes locais à frente dessas ações nos municípios. “Nosso compromisso é levar uma assistência técnica de qualidade ao agricultor familiar e fazer com que as políticas públicas cheguem da melhor forma possível”, disse.

Para o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, José Milton, os gerentes do Idam conhecem a realidade no campo e sabem que o trabalho é árduo, porém muito gratificante. “Todos sabem da importância do Idam no interior e assumiram a responsabilidade de apoiar as ações e propostas definidas para esses quatro anos dessa nova gestão”, destacou.

 Emocionada a diretora administrativo-financeira, Jacinta Coelho, agradeceu a todos os envolvidos e ressaltou a importância de cada um nesse processo. “Nada seria possível sem o apoio e dedicação de cada servidor para que esse evento acontecesse. Foi uma semana de muito conhecimento compartilhado”, destacou.

Representando a diretoria de Planejamento Institucional, o chefe do Departamento de Planejamento Hugo Stênio, parabenizou a iniciativa de todos os coordenadores do evento e destacou que, agora a expectativa é que sejam internalizadas e colocadas em prática todas as orientações repassadas pelos gestores de cada setor do Central. “Vamos colocar os conhecimentos em prática e atender os encaminhamentos e orientações sugeridas também pelos gerentes. Afinal são eles que estão diretamente no campo assistindo os agricultores familiares e produtores rurais e conhecem de perto as dificuldades do dia a dia”, pontuou.

Participaram do evento todos os 66 gerentes das Unidades Locais do Idam presentes nos 62 municípios do Estado. Vale destacar, que atualmente nove mulheres estão à frente dos escritórios do Idam nos municípios de Atalaia do Norte, Tabatinga, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Codajás, Careiro da Várzea, Humaitá, Urucará e São Sebastião do Uatumã, assim como, a engenheira agrônoma Eda Oliva, primeira mulher a exercer o cargo de diretora-presidente do Idam.