Estados da Região Norte se reúnem, em Manaus, para discutir Regularização Ambiental

IMG_0562
Representantes de oito Estados da Região Norte, além da Bahia se reuniram na manhã desta terça-feira, 24, em Manaus, para discutir parâmetros técnicos para implementação e fortalecimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Programa de Regularização Ambiental (PRA). A oficina de intercâmbio com os Estados Amazônicos sobre o PRA e CAR acontece até amanhã, 25, no hotel Blue Tree, no bairro Adrianópolis, na zona centro-sul da cidade.
 
A oficina é promovida pela Organização Não Governamental (ONG) Conservação Internacional (CI), em parceira com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).
 
A intenção do encontro é trocar experiências de ações exitosas de Estados que já implantaram o CAR e PRA, como a Bahia e o Pará que estão avançados com os sistemas. A ideia é que o intercâmbio sirva para extrair exemplos de estratégias que possam ser adaptadas por quem ainda não executou os programas. Isso ocorre porque todos os Estados do Brasil têm até maio de 2016 para implementar o CAR e PRA, conforme estabelecido pelo Governo Federal.
 
A inscrição no CAR é uma condição necessária para que imóveis rurais façam parte do Programa de Regularização Ambiental (PRA). O CAR funciona como um banco de dados de imóveis sendo considerado um instrumento eficaz para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento.
 
Estratégia – Para o secretário executivo adjunto de Gestão Ambiental da Sema, Antonio Luiz Andrade, a escolha do Amazonas para realização da oficina foi fundamental no sentido de aprimorar a estratégia do Estado para fortalecer o CAR e iniciar o PRA.
 
“Como estamos num processo de aprimoramento e extensão do CAR e se preparando para implementar o PRA, as experiências dos outros Estados que estão mais avançados vão facilitar nossas estratégias nesses dois itens, além de dar oportunidade, nesse momento, de envolver não só órgãos ambientais, mas de extensão rural, e a universidade para que acompanhem e participem desse processo”, disse.
 
Inovacar – De acordo com o diretor de Desenvolvimento Territorial da ONG Conservação Internacional, Eugênio Pantoja, a oficina faz parte do projeto Inovacar que visa fortalecer as articulações entre estados para dar soluções técnicas para implementação do CAR e PRA.
 
“Essa ação é extremamente importante pela necessidade de troca de experiências e para identificar mecanismos de estados que estão mais evoluídos nesse contexto para que sirvam para implementação de parâmetros técnicos que tragam resultados para os estados que precisam, mas ainda não implementaram o CAR e o PRA”, disse.
Fonte: Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema)
Fotos: José Narbaes (Sema)