Extensão rural e assistência técnica do Sistema Sepror fortalecem pecuária de corte e leiteira

sepror

A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) tem ampliado as ações para o desenvolvimento sustentável da atividade pecuária de corte e leiteira em propriedades do município de Presidente Figueiredo. O investimento em extensão rural e assistência técnica tem sido os maiores diferencias para os produtores rurais que já colhem bons resultados dessas ações.

O secretário de Produção Rural e diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária Florestal do Estado do Amazonas (ADAF), Hamilton Casara, acompanhado do prefeito de Presidente Figueiredo, Neilson Cavalcante, e de técnicos e médicos veterinários da ADAF, de representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e do Sebrae visitaram três propriedades rurais no município para avaliar as ações desenvolvidas e mapear as necessidades dos produtores.

“Essa visita reforça nosso objeto central de trabalho que é o produtor. Enquanto instituições estamos reafirmando nossas parcerias para definirmos os trabalhos em 2017, reavaliar as ações deste ano. e definirmos os municípios que vão receber novas ações. Compor logística, recursos humanos e estrutura é uma das etapas para fortalecer esse setor”, destacou.

As fazendas Porteira e Paraíso e a Agropecuária São José foram às propriedades visitadas pela equipe do Sistema Sepror. A primeira o projeto de pecuária de corte está sendo iniciado. Com o apoio da assistência técnica e extensão rural o proprietário Guilherme Pessoa iniciará o projeto de pecuária de corte com a utilização de aproximadamente 10 hectares para 100 cabeças de gado.

“Estamos recebendo apoio do Sistema e confiantes nesse projeto. Saímos da atividade de plantação de bananal para investir em um sistema novo, mas estamos sendo bem orientados e por isso confiante no sucesso desse projeto”, ressaltou.

Intensificar a assistência técnica e extensão rural nesses projetos é uma das metas do Sistema, segundo Casara. “Nessas vistas conseguimos ver de perto a atuação da extensão rural e assistência técnica destinada ao produtor e os frutos colhidos desse investimento. Estejamos efetivamente contribuindo nas etapas desse processo e trazendo todo o Sistema Sepror e os parceiros para atuarem ao lado do produtor”, reforçou.

Resultados – Dois modelos de pecuária de corte e leiteira já se destacam no município. Na fazenda Paraíso, o proprietário Raimundo Nonato da Rocha, é o principal exemplo de que a extensão rural é o investimento certo. Na fazenda ele trabalha com 10 animais por hectares e uma produção diária de 35 litros de leite.

“Sempre acreditei na assistência técnica. Tudo que tenho aqui foram graças a extensão rural. Sozinho eu não fazia nada. A prova é que passei mais de 10 anos tentando e não conseguia fazer pasto, nem leite e nem gado. Mas a partir do momento que tive a assistência por parte da Sepror tudo se transformou. Sempre peço pra eles não deixarem de dar assistência técnica ao produto. Sem assistência à gente não chega a lugar nenhum”, reforçou.

Na Agropecuária São José o proprietário José Mário Rezende também se destaca pela pecuária de leite. Com a extensão rural e a assistência técnica o produtor passou a usar apenas 40 hectares de terra para 500 cabeças. “Antes usávamos 400 hectares. Agora não precisamos mais derrubar árvores para a pastagem. Isso foi gravas a assistência técnica e extensão rural”, destaca.

Fonte: Sepror

Fotos: Lucas Silva/Sepror