Extensão rural recebe apoio da Embrapa

Um total de 100 kits contendo cada um 78 publicações técnicas com resultados de pesquisas agronômicas dos últimos doze anos no Amazonas foram entregues pela Embrapa Amazônia Ocidental ao Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) para distribuição aos técnicos de extensão rural em todo o Estado.
A entrega simbólica foi na manhã desta quinta-feira (24), como parte da programação da 36ª Expoagro. O chefe-geral, substituto, da Embrapa Amazônia Ocidental, Celso Paulo Azevedo, afirmou que muitas das informações sobre as tecnologias geradas pela pesquisa no Amazonas, no período de 1997 a 2009, estão nessas publicações. “Precisamos do serviço de extensão rural, pois os técnicos atuam como se fossem nossas pernas e nossos braços para que os resultados das pesquisas cheguem ao agricultor”, disse Celso Azevedo, durante a entrega simbólica, ao diretor-presidente do Idam, Edimar Vizolli.
Na oportunidade Vizolli destacou que a parceria entre pesquisa e extensão é fundamental para multiplicar o conhecimento que a Embrapa e outros centros de pesquisa produzem. “Muitos projetos agrícolas não tem sucesso porque não contam com informações técnicas para embasar e conduzir o empreendimento”, afirmou o diretor-presidente. Segundo ele, há também carência de informação para produzir de forma sustentável. “Temos um componente novo, que é o componente ambiental na agricultura e estamos carentes de conhecimento”, disse. Vizolli informou que as publicações recebidas serão distribuídas aos escritórios do Idam nos 62 municípios por meio da Biblioteca do órgão, e espera que os técnicos as utilizem de acordo com o perfil de cada município, e a partir daí surjam novas demandas de capacitação. Cada kit contém 78 publicações gravadas em CD e impressas. Os materiais foram reproduzidos com apoio de recursos do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa – PAC Embrapa.
Participaram do evento cerca de 125 pessoas, entre representante e técnicos do Idam, Superintendência Federal de Agricultura no Amazonas, Sebrae, Embrapa, Sistema Sepror, Associação dos Citricultores, alunos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (antiga Escola Agrícola) e agricultores dos municípios de Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Novo Remanso.
.