Extensionistas que atuam na área de Manejo Florestal Madeireiro recebem treinamento

Chamada Pública PF.jpg 3

Iniciou hoje, 24 de novembro, no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), a capacitação para extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), que prestam Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) voltada para o Manejo Florestal Madeireiro. A ação dividida em quatro módulos faz parte da Chamada Pública do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e conta com a consultoria de técnicos do Centro de Trabalhadores da Amazônia em parceria com a equipe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (DATEF).

Chamada Pública PF.jpg 2Este primeiro módulo que se estende até o dia 28, reúne 16 extensionistas de 12 Unidades Locais do Instituto que pertencem a região Metropolitana, além dos municípios de Guajará, Parintins, Nhamundá e Maués. A ideia é atualizar as equipes quanto as mudanças sobre o novo Código Florestal Brasileiro, orientar os participantes acerca do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e alguns procedimentos internos de trabalho.

Outros assuntos a serem abordados são o passo-a-passo para elaboração dos Planos de Manejo de Pequena Escala (PMFSPE’s) e o licenciamento de movelarias e de pequenas serrarias.

De acordo com a chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal do IDAM, Nadiele Pacheco, a ação é importante porque busca capacitar o máximo de profissionais que trabalham com a temática no Estado. “Esse tipo de capacitação permite maior agilidade ao processo de licenciamento dos PMSPE’s, evitando notificações junto ao órgão licenciador,” explicou.

Segundo Nadiele, o próximo módulo será voltado para o Manejo Florestal Não Madeireiro (extrativismo da Castanha do Brasil e Açaí), e acontecerá entre os dias 1 e 5 de dezembro, também em Presidente Figueiredo.

Vale ressaltar, que os extensionistas dos municípios de Tefé e Humaitá recebem o treinamento ainda este ano. E para 2015 estão programados mais dois módulos (Organização Comunitária e Metodologias de ATER), que acontecerá nos três polos (Presidente Figueiredo, Humaitá e Tefé).