Extensionistas rurais do Idam Guajará fazem intercâmbio em Acrelândia – IDAM

Extensionistas rurais do Idam Guajará fazem intercâmbio em Acrelândia

Extensionistas rurais do Idam Guajará fizeram um intercâmbio em Acrelândia, no Acre, com o objetivo de visitar viveiro de produção de mudas de café e área produtivas com a referida cultura de grande importância econômica na região do Estado vizinho. A propriedade visitada foi a Fazenda Santa Cecília, que possui sistema produtivo de cafeicultura comercial com viveiro de produção de mudas clonais de café da variedade conilon.

De acordo com a engenheira agrônoma do Idam, Aldeni Lima de Menezes, as variedades produzidas no viveiro são geneticamente melhoradas e foram escolhidas pelos agricultores por apresentarem boa produtividade, uniformidade, garantindo maior produção e melhor qualidade do café. Na propriedade a produção média é de 85 sacos por hectare, podendo chegar até 150, uma vez que em Rondônia já há esta média de produtividade, gerando maiores lucros e melhores rendimentos aos agricultores.Na oportunidade os profissionais fizeram o acompanhamento da logística das mudas adquiridas em Acrelândia até o município de Guajará.

Segundo o gerente da unidade local do Idam Guajará, Antônio Diones Silva de Souza, por se tratar de um projeto piloto na região, o produtor adquiriu três mil mudas de cinco variedades clonais. De acordo com ele, será implantado um hectare de cultivo na Comunidade Generoso, zona rural de Guajará, devidamente conduzido e acompanhado por técnicos que avaliarão a adaptação às condições edafoclimáticas. “Com os resultados obtidos do ano inicial do cultivo, a proposta inicial é estimular investimentos através do crédito rural na introdução da cultura do café na região”, afirmou.

Café – O café conilon ou robusta, nome científico Coffea canephora, é usado para a obtenção de cafés solúveis. Tem sabor único, menos acidez e teor de cafeína maior. Predomina nas lavouras do Espírito Santo, em Rondônia, em parte da Bahia, Acre, Minas Gerais e com grande potencial econômico no Estado do Amazonas.