Feijão abre oportunidade de safra alternativa no AM

Com a participação de agricultores e representantes de instituições que atuam no setor agrícola do Estado, a Embrapa Amazônia Ocidental apresentou nesta terça-feira,1, resultados de pesquisa que abrem a possibilidade de ampliar a produção de feijão-caupi no Amazonas, viabilizando que essa cultura típica das várzeas possa ser plantada também em áreas de terra firme, aumentando a oferta de alimento no Estado.
Nesse evento foram apresentadas as variedades BRS Xique-xique, BRS Nova Era, BRS Guariba e BRS Tracuateua, desenvolvidas por meio de técnicas de melhoramento genético e que se destacam pela maior produtividade, resistência a doenças e elevado valor nutricional. Também foram discutidas técnicas de manejo para o plantio em terra firme no Amazonas e abordado o uso da mecanização para preparo de área e plantio, como forma de economia de mão-de-obra. Enquanto dez homens plantam um hectare numa jornada de oito horas, uma máquina de plantio direto faz a semeadura e adubação numa área de 10 hectares no mesmo período.
De acordo com o diretor técnico do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), Ramonilson Gomes, que participou do dia de campo, “a vantagem de alta produtividade que as novas cultivares tem em relação às outras que são plantadas no Estado vão proporcionar maior renda ao produtor sem necessidade de expandir a área plantada”, afirmou o diretor. Gomes destacou que o Idam, através da extensão rural, está trabalhando de forma integrada com a Embrapa Amazônia Ocidental e para levar essas tecnologias aos produtores do município de Lábrea, maior produtor de feijão no AM, por meio de recursos do PAC Embrapa.
Também estiveram presentes representantes da Superintendência Federal de Agricultura, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifam), Conab, CPRM, Senac, prefeituras municipais e associações de agricultores. Ao final do evento foi feita uma degustação de feijão-caupi, feito em baião de dois, com a cultivar BRS Guariba.