Feira da Agricultura Familiar movimenta economia em Barcelos

SAM_1286---s2

Mais de 40 famílias de agricultores do município de Barcelos, a 399 quilômetros de Manaus, comemoram os resultados da 3ª Feira de Produtos Regionais da Agricultura Familiar de 2016, realizada dia 25 de junho, no Mercado Municipal (área interna e externa), localizado à Rua Tenreiro Aranha, s/nº Centro.

O evento, coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM)  e Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento( SEMPA),  reuniu agricultores familiares da Estrada Barcelos Caurés e ramais, Estrada do Elói, ramal Nova Esperança, além de pescadores, indígenas, feirantes e autônomos. A produção comercializada pelos agricultores no dia do evento ultrapassou 38 mil reais, sem contabilizar a venda realizada pelos outros públicos participantes.

Durante todo o dia foram comercializados produtos como: farinha mista, farinha de tapioca, pé de moleque, caldo de cana-de-açúcar, frutas em geral, castanha do Brasil, maracujá, tucumã, hortaliças, batata doce, cupuaçu, açaí, jerimum, galinha caipira, carne de porco, peixes, dentre outros.  Nesta edição foram disponibilizados serviços de cafés regionais, artesanatos, manicure, pedicure e corte de cabelo masculino.

Para a gerente do IDAM local, Gilciane Plácido, o apoio das instituições parceiras tem sido fundamental para a realização dessa Feira. “O escoamento da produção é um fator limitante, principalmente no período chuvoso, mas com a utilização de micro tratores e tratores agrícolas conseguimos trazer a produção para a sede do município”, enfatizou.

Segundo Gilciane, a próxima feira está sendo planejada para o dia 30 de julho e deverá ser realizada no espaço cultural de Barcelos, o “Piabódromo”, ocasião em que será comemorado o dia do agricultor (28/07).

Parcerias

Além do IDAM local (responsável pela cessão dos tratores)  e da SEMPA (pelo abastecimento e motorista), o evento conta ainda com o apoio da Associação dos Agricultores e Criadores de Barcelos, Colônia Z-33 de Pescadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Núcleo de Arte e Cultura Indígena de Barcelos e Associação dos Hortifrutigranjeiros do município.

Também apoiam a atividade o 3º Batalhão de Infantaria de Selva de Barcelos, disponibilizando barracas e toldos, e os comerciantes locais com a cessão de mesas e cadeiras.