Festa do Açaí movimenta a economia no município de Anori

Momento da entrega do titulo definitivo - Foto/IDAM Anori
Momento da entrega do titulo definitivo – Foto/IDAM Anori

A segunda edição da Festa do Açaí, realizada pela Prefeitura Municipal de Anori (a 195 quilômetros de Manaus) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) e Secretaria Municipal de Produção e Terras, reuniu nos dias 10 e 11 de abril na Praça da Matriz, cerca de 5 mil moradores e agricultores das comunidades rurais.

O público teve a oportunidade de conferir a cultura do açaí, assistir a diversas atrações e participar de seminários, palestras e receber orientações sobre o manejo da fruta. O evento contou com a participação de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que prestou orientações a produtores sobre como investir recursos nas atividades de forma eficaz e lucrativa.

O objetivo do evento foi mostrar o potencial da cultura do açaí aos participantes e comemorar a grande safra de 65 mil sacos.

No local foram organizadas barracas de comidas típicas e artesanato com destaque para as barracas Açailândia que são de comidas e produtos característicos do açaí, também tiveram competições esportivas como torneios de futebol e disputa de canoagem e premiação das rainhas. A festa apresentou bandas das igrejas evangélicas, católicas e atrações locais que agitaram o público.

aaaaaaacccc

Para o gerente da Unloc do IDAM em Anori, Jean Frank Cavalcante Magalhães, o evento atrai visibilidade ao município que está se destacando no cultivo do açaí, “Nós do IDAM estamos dando apoio aos agricultores familiares, prestando assistência e orientando as boas práticas do açaí”, disse.

Magalhães ressaltou que neste mês ainda foram entregues 227 títulos definitivos para agricultores familiares de Anori e Anamã. Nessas localidades os agricultores trabalham com o plantio do açaí. Os documentos foram entregues pela Secretária de Política Fundiária (SPF) e Secretária Municipal de Produção e Terras.

Hoje o município tem se destacado no plantio do açaí e pretende aumentar em 20% a produção da safra para 2015.