FPS, Sepror e Idam entregam máquina de beneficiamento e classificação de frutas e um gerador de energia para cooperativa de Presidente Figueiredo

O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), realizou hoje em Presidente Figueiredo a entrega de 1 máquina para beneficiar e classificar frutos cítricos e 1 grupo gerador de 15 kva, na Cooperativa Agroindustrial de Produtores do Projeto Uatumã, a Cooperativa fica na Comunidade ramal do Paulista e fornece para o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) do Estado e município. O projeto busca atender aos agricultores familiares do Projeto UATUMÃ. No intuito de aperfeiçoar o beneficiamento dos frutos agregando valor de mercado e aumentando a renda de seus produtores. O investimento total nos equipamentos foi de R$ 98,5 mil, que irá beneficiar cerca de 30 agricultores familiares diretamente e 100 pessoas indiretamente.

Demonstração dos frutos que foram selecionados pela máquina

Participaram do evento a diretora presidente do FPS, Mônica Mendes, o diretor presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), Luiz Herval, bem como representantes da unidade local, Robson Almeida da Secretaria de Produção Rural (Sepror), o prefeito de Presidente Figueiredo Romeiro Mendonça , o vice prefeito Mário Abrahão, vereadores do município e agricultores familiares das comunidades ramal do Paulista, Nova Jerusalém, Rio Taboca e Água Azul. “A aquisição do equipamento vai proporcionar um acréscimo de 30% no produto final agregando valor e garantindo competitividade com os produtores que vem de fora do Estado, informou o gerente do Idam local Luis Aldiney.

Representantes das instituições participantes e o presidente do Idam, Luiz Herval em pronunciamento

A cooperativa trabalha com frutas in natura e hortaliças. Os principais produtos agrícolas são: laranja, banana, macaxeira, mamão e jerimum. Os equipamentos também vão trazer novas possibilidades de atuação do mercado consumidor, aumentando assim a renda dos cooperados e garantindo melhor qualidade de vida a todos os envolvidos. A máquina vai fazer o processo de limpeza e depois a armazenagem através da classificação por tamanho dos frutos. Há quase duas décadas a cooperativa atua em busca do empoderamento de seus associados através de ações de captação de recursos no intuito de propiciar melhores condições de colheita, classificação e comercialização dos frutos.

Máquina doada pelo Fps a associação

“O município de Presidente Figueiredo vem crescendo na produção de frutas, além do tradicional cupuaçu regional, com o qual já é conhecido”, destacou Luiz Herval.

Por: Asscom/Idam