Gerentes e técnicos do Idam participam de capacitação sobre açaí no Estado do Pará

Gerentes e técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) participam do curso de Capacitação de Facilitadores para a Socialização do Manejo de Mínimo Impacto de Açaizais Nativos, na comunidade Santo Ezequiel Moreno, no município de Portel, na Ilha do Marajó (a 278 quilômetros de Belém), no Pará. O evento inicia hoje (30/05) e vai até sábado (1º de junho).

De acordo com a chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (Datef) do Idam, Nadiele Pacheco, o curso faz parte de uma das ações estratégicas do Centro de Referência em Manejo de Açaizais no Marajó (Manejaí) para a produção sustentável do açaí. A ação tem como objetivo realizar a capacitação complementar de agentes multiplicadores para atuar como facilitadores na socialização do manejo de mínimo impacto de açaizais nativos.

Entre os especialistas do Amazonas que participaram do evento estão as gerentes do Idam em Humaitá, Gisely Melo, e do Idam em Codajás, Valderline de Souza, e ainda a técnica florestal do Idam em Carauari, Antônia de Lima, e a supervisora da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades), Rosiele Vasconcelos.

Além dos servidores do Idam, técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater/PA), lideranças comunitárias, professores, entre outros profissionais, poderão atuar como facilitadores na socialização do manejo de mínimo impacto de açaizais nativos.

De acordo com os organizadores do evento, os facilitadores poderão atuar em atividades conduzidas pelas suas próprias entidades, em atividades comunitárias, em projetos e no fornecimento de serviços de capacitação de produtores para produção de açaí manejado com mínimo impacto.

O evento é realizado pelo Projeto Bem Diverso e pelo Manejaí, entre outros parceiros.

Projeto prioritário – A cultura do açaí integra uma das 20 cadeias produtivas que serão foco do Idam e a ação tem o seguinte título: “Projeto Prioritário para Cadeia Produtiva do Açaí nos Principais Municípios Produtores do Estado do Amazonas”. As atividades serão realizadas exatamente nos municípios que têm representatividade no curso de capacitação no Pará, entre outros.

De acordo com dados do Idam, o Amazonas produziu aproximadamente 69.005 toneladas de açaí, em 2018. No Estado, a média de consumo de açaí por morador é de 10 litros de açaí por ano, o que equivale a 20 copos de 500ml.