Governador Amazonino Mendes defende produtores rurais desalojados de suas terras em Manacapuru em evento na Sepror

O Sistema Sepror recebeu hoje, 14, a visita do governador Amazonino Mendes, que conversou com mais de 350 pessoas e Comissão da Pastoral da Terra (CPT), famílias desalojadas pela empresa Agroindústria e Agropecuária Exata, depois de decisão da justiça.

Famílias que foram desajoladas

468 famílias das comunidades São Francisco, Ramal do Branco, Mariano, Monte Sinai I e II, Nova Conquista e São João. O governo do Estado já pediu a suspensão da liminar que concedeu a reintegração de posse, onde moravam 468 famílias, um universo de 1503 pessoas (segundo dados da Comissão Pastoral da Terra da Igreja Católica). Essa ação coube a Procuradoria Geral do Estado.
O governador Amazonino Mendes assegurou que vai defender os direitos dos produtores rurais que foram desalojados de suas terras em Manacapuru pela empresa Exata.” Vamos entrar com recurso na Justiça contra a ação que desalojou as famílias. Mas também vamos constituir uma comissão com a presença das lideranças comunitárias e da comissão da pastoral da Igreja e do governo, Sistema Sepror, Procuradoria Geral do Estado para encontrar a solução do problema para ajudar essas famílias de produtores rurais”, declarou o governador.
Ele observou também, que a prioridade para a terra é das famílias dos produtores rurais desalojados e que não vai aceitar que oportunistas ocupem o que de direito é dos agricultores. “Quero a comissão instalada lá no Palácio e que em uma semana me apresentem soluções. Vou acompanhar de perto essa questão”, afirmou o governador Amazonino Mendes.
A Secretaria de Política Fundiária (SPF) identificou que as terras em litígio estão matriculadas como gleba que pertence ao Estado, mais um motivo para reassentar os desalojados.

Secretários e o Governador
Agricultores de Manacapuru

O secretário de Produção Rural, José Aparecido dos Santos, foi quem recebeu o governador Amazonino Mendes. Toda a estrutura do Sistema Sepror está à disposição da comissão que será formada com o objetivo de encontrar uma solução para resolver a situação das famílias de produtores rurais desalojadas.

Secretário de Produção e o Governador

A coordenadora da Comissão da Pastoral da Terra (CPT), Maria Clara Ferreira Mota, disse que as famílias foram desalojadas de forma bruta e que o apoio do governador Amazonino Mendes para devolver as terras aos produtores é um gesto de respeito e de reconhecimento dos direitos dos agricultores.
O governador frisou em sua fala “que não vai abandonar os produtores rurais desalojados de suas propriedades”.