Governo do Amazonas alinha ações de fortalecimento do Setor Primário em Japurá

Município localizado na fronteira com a Colômbia tem a produção de farinha como principal atividade econômica

O Diretor Presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Floresta Sustentável do Amazonas (Idam), Daniel Borges, recebeu na manhã desta quarta-feira, 22/03, o prefeito de Japurá (a 744 quilômetros de Manaus), Vanilso Monteiro (PSD) e o Secretário de Administração daquele município, Renilton Solarth. Em pauta o alinhamento para fortalecer o setor primário japuraense, consolidada em macaxeira, abacaxi e açaí, mas que precisa de expansão para outras culturas.

Sendo um dos principais produtores de farinha do tipo Uarini, Japurá tem uma agricultura de subsistência. A intenção da atual administração municipal é fortalecer a agricultura para que em curto período de tempo, além de garantir a alimentação dos munícipes, os agricultores consigam vender seus produtos para outras cidades e regiões.

De acordo com Daniel Borges, os produtores de Japurá já desenvolvem um excelente trabalho, porém com pouca variedade de culturas. Com os altos investimentos do Governo do Amazonas e a priorização por parte da prefeitura para o setor primário, é possível fortalecer o que já é feito e implantar novos projetos no município.

“A avicultura, de corte e de postura pode melhorar. O manejo de pescados pode melhorar assim como a horticultura. Mas os produtores podem diversificar com diversas outras culturas que o Idam já tem expertise. Então é aproveitar esse momento em que o Governo do Estado investe pesado no Setor Primário e dar novas oportunidades aos agricultores familiares japuraenses”, encaminha Daniel.

“Queremos participar ativamente de todas as ações e políticas públicas do Governo do Amazonas voltados para o Setor Primário. Já disponibilizamos alguns funcionários da prefeitura para dar suporte ao trabalho do Idam e agora viemos fortalecer essa parceria a fim de que Japurá cresça na agricultura, na pesca artesanal e no manejo de tambaqui e pirarucu”, explica Vanilso.

Prestes a comemorar 68 anos, Japurá deve aproveitar a cerimônia de aniversário para anunciar, oficialmente, a parceria reforçada com o Idam. “Já temos assistência técnica do Idam, mas queremos marcar esse novo momento da parceria para a construção de um novo cenário no setor primário de nosso município”, finaliza Renilton.

FOTOS: Divulgação/Idam

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas: Antônio Barros Jr. (98145-1183), Ártemis Cunha (98406-5021), Nailson Castro (99113-2311), e Rita Ferreira (98208-9685).