Governo do Amazonas apresenta tecnologias e produção agropecuária durante Workshop e Feira de Agronegócios em Manaus

Cultivo do pimentão em vaso, avicultura, hidroponia e piscicultura são algumas das atividades expostas na 1ª Feira de Agronegócios pelo Governo do Amazonas, por meio do Sistema Sepror (Idam, Adaf, Sepa e ADS). O evento que é realizado na área externa da Universidade Nilton Lins (Parque das Laranjeiras, Zona Centro-Sul de Manaus), acontece durante todo o fim de semana e reúne mais de 200 expositores.

No estande do Idam, o público vai conferir como funciona, na prática, algumas tecnologias utilizadas no setor rural, como é o caso do cultivo hidropônico de alface. Essa tecnologia é bastante utilizada por agricultores familiares da zona rural de Manaus e que tem proporcionado o aumento na produção. No período de 2014 a 2016, o cultivo da hortaliça apresentou um acréscimo de 22%.

Os visitantes ainda vão conferir a exposição de avicultura de postura e corte em todas as fases de criação. Na avicultura de postura, aquela destinada a produção de ovos de galinha, o Amazonas é considerado autossuficiente desde 2001. Em 2016, o Amazonas registrou 1,5 milhão de caixas do produto, segundo dados do Idam e a previsão de produção para 2017, é de 1,7 milhão de caixas de ovos, o que representa um aumento de 13,3%.

O evento ainda conta com uma programação de cursos e palestras. A Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa) realizará de 1 a 3 de setembro, o curso de retirada de espinha de peixe.

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) participará com exposição de atividades da defesa agropecuária, que ocorrem em toda a cadeia produtiva do leite e equipamentos necessários para uma produção higiênica de queijos e iogurte, além de informações sobre defesa animal como o combate da febre aftosa, brucelose, tuberculose e raiva em herbívoros.