Governo do Amazonas entrega 50 toneladas de sementes e incentiva produção de feijão e milho

Parte dessas sementes estão sendo destinadas às famílias rurais que tiveram os plantios prejudicados pela cheia

No interior do Amazonas cerca de 50 toneladas de sementes de feijão e milho estão sendo entregues aos agricultores familiares que trabalham com cultivo de culturas agrícolas em áreas de várzea e terra firme. A ação é realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) com objetivo de incentivar o aumento da produção de grãos no Estado.

A expectativa é que sejam acrescentadas mais de 4,4 mil toneladas de feijão e milho (grão e verde) na produção do Estado, que hoje gira em torno de 2,5 mil toneladas de feijão e 24 mil toneladas de milho,  conforme relatório do Idam da safra 2018/2019.

As sementes foram adquiridas pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), entidade licitante das sementes de grãos, e a entrega está sendo realizada pelas unidades locais do Idam nos 62 municípios do Estado.

Incentivo– 80% dessas sementes estão sendo destinadas às famílias rurais que tiveram os plantios prejudicados por conta da cheia dos rios e devem recompor essas áreas a partir do segundo semestre deste ano, período de início da vazante em algumas regiões.

Segundo o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do Idam, José Milton Barbosa, do ponto de vista agrícola essas ações são importantes para que se mantenha o poder de refazer os roçados. “Estamos incluindo no planejamento do segundo semestre com apoio da Sepror e ADS a aquisição de sementes de hortaliças, e na área de crédito rural vamos realizar ações por meio de pequenas caravanas para conseguirmos atender os agricultores mais afetados”, pontuou.

Ações – No município de Canutama, a entrega de sementes já beneficiou cerca de 150 famílias rurais das comunidades Boca do Gavião, Sacado, Vista Alegre, Santa Cora, Nova Vista, Santa Maria, Prainha de Canutama, Jadibaru, Glória de Baixo e Praia do Boi.

Em Humaitá, até o momento, foram entregues mais de 1,7 mil quilos de sementes de milho Caimbé, Cativerde e feijão caupi.

Produção de grãos – No amazonas, as principais culturas de grãos cultivadas são o arroz, feijão, milho grão e verde. A produção se concentra nos municípios de Apuí, Boca do Acre, Humaitá e Lábrea. A produção de milho merece destaque também nos municípios de Maués, Eirunepé, Manacapuru e entorno de Manaus.