Governo do Amazonas investe em mecanização agrícola para aumentar produção agropecuária no Estado

mecanização 01

Agricultores familiares dos municípios do interior do Estado estão sendo beneficiados com o Projeto de Mecanização Agrícola incentivado pelo Governo do Amazonas. As ações são coordenadas pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), em parceria com a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) e Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS).

Patrulhas mecanizadas
Patrulhas mecanizadas

O objetivo do projeto é mecanizar de forma racional as áreas agrícolas das Unidades de Produção Familiar (UPF’s) utilizando de forma eficiente máquinas e técnicas capazes de proporcionar o aumento da produtividade por hectare e a melhoria na qualidade dos produtos agropecuários.

Inicialmente, a área total para mecanização (destoca, aração e gradagem) é de 512 hectares. A atuação do projeto compreende os municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Autazes, Manacapuru, Tefé, Uarini, Nova Olinda do Norte, Apuí e Manaquiri. Em algumas localidades, como Manacapuru e Apuí as atividades já foram concluídas e nas demais os trabalhos seguem em andamento.

De acordo com o gerente de Apoio à Produção Vegetal do IDAM, Pedro Jorge, a equipe técnica dos escritórios locais trabalhou com o critério de identificação dos beneficiários, onde o agricultor que possuía áreas de capoeira e necessitava de mecanização para melhorar o aproveitamento do solo e aumentar a produção agropecuária.

Projeto – Destinado exclusivamente ao preparo de áreas de capoeira. O agricultor beneficiado deve ser cadastrado pelo IDAM e possuir Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Cadastro Ambiental Rural (CAR) e documentos pessoais regularizados.

As atividades de mecanização são realizadas por uma empresa terceirizada contratada através de licitação pública. Os trabalhos contam com a orientação e supervisão dos extensionistas do IDAM nos municípios, que são os responsáveis pela elaboração mensal de um cronograma de áreas a serem trabalhadas (produtor e comunidades).

 

Palestra sobre o Projeto de Mecanização agrícola proferida pelo gerente de Apoio a Produção Vegetal do IDAM, Pedro Jorge, na última terça-feira, 10 de fevereiro
Palestra sobre o Projeto de Mecanização agrícola proferida pelo técnico do IDAM, na última terça-feira, 10 de fevereiro

CréditoA Afeam apoiará o projeto com o incentivo do crédito rural 2015, que será disponibilizado aos agricultores beneficiados com área mecanizada, desde que atendam o perfil e os critérios da linha de crédito rural, para que possam investir em projetos conforme a potencialidade de cada município.

Os projetos de crédito serão financiados com recursos do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas (FMPES), que serão concedidos por meio da linha de crédito para projetos especiais.

Para o gerente de Crédito Rural do IDAM, Airton Schneider, o benefício da mecanização agrícola concedido pelo Governo do Amazonas irá reduzir os custos com a atividade, uma vez que, o agricultor ao aderir o financiamento irá investir apenas na compra de insumos agrícolas e mão de obra.