Sistema Sepror impulsiona cultura de fibras naturais em Codajás e Manacapuru

Com o objetivo de expandir e valorizar a produção de fibras no Amazonas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror), vai realizar dois eventos “Dia no Campo” nos municípios de Codajás e Manacapuru, respectivamente localizados a 240 e 68 quilômetros de Manaus, nesta sexta-feira (18/09) e no dia 25 de setembro.

As ações foram definidas pelo secretário da pasta, Petrucio Magalhães Júnior, em reunião realizada na última semana, na sede da Sepror, com representantes de cooperativas e indústrias que trabalham na produção de juta.

Os dois eventos técnicos pretendem ampliar a divulgação e impulsionar a cultura em alguns municípios que tem tradição na produção de juta. O primeiro deles será realizado na sexta-feira (18/09) no município de Codajás, na Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga Souza Filho, bairro Laguinho.

De acordo com Petrucio Magalhães Júnior, estes eventos vão valorizar ainda mais o produtor de fibras, garantindo uma série de benefícios para toda a cadeia produtiva.

“O momento exige nossa união: produtor rural, cooperativas, indústrias e o Governo, daí nosso compromisso com o juticultor, que visa disponibilizar fomento desde as sementes de juta até a realização de um amplo credenciamento dos agricultores para oportunizar o pagamento da subvenção esse ano”, assinala o secretário de Produção Rural.

Subvenção – Na ação, também ocorrerá o cadastramento dos agricultores familiares para o processo de pagamento da subvenção da safra 2019/2020 pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), o estabelecimento de sistema de compras e ofertas de sementes de fibras aos agricultores e a disponibilização de crédito emergencial pela Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) aos associados das cooperativas.

No dia 25 de setembro, é a vez do município de Manacapuru receber o “Dia no Campo”. Na ocasião, será assinado um Termo de Cooperação Técnica entre Sepror, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com o objetivo de formalizar a atuação dessas entidades na implantação e acompanhamento de Unidades Experimentais de produção de sementes de malva em terra firme.

Safra de Juta 2020/2021– De acordo com os dados do Sistema Sepror, com a implementação da campanha de expansão da cultura da juta, a expectativa é que a safra 2020/2021 alcance uma renda bruta de R$ 3,65 milhões, com produção estimada de 1.707 toneladas, com a participação de 4.500 produtores de dez municípios do estado.

FOTO: Arquivo