Governo do Amazonas realiza nesta sexta-feira (19/05), o Dia de Campo do Café

Variedade de café desenvolvida pela Embrapa para a região amazônica, garante aos produtores a colheita, com qualidade

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), realizará nesta sexta-feira, 19 de maio, o Dia de Campo do Café, uma metodologia de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), para o fortalecimento da cultura entre os agricultores amazonenses. O encontro será realizado na Fazenda Progresso, quilômetro 113 da rodovia Am-010, município Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus).

O objetivo do Dia de Campo do Café é apresentar as tecnologias empregadas desde o plantio até a pós colheita, sendo uma oportunidade de presenciar as boas práticas agrícolas para o aumento da produção, produtividade e melhoria da qualidade do café, recomendadas para o Estado do Amazonas.

A manhã de conhecimentos é fruto de uma parceria entre o Governo do Amazonas (Idam), Prefeitura de Rio Preto da Eva, Fazenda Progresso e Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e é voltado para agricultores, técnicos do setor agrícola e público interessado na produção de café.

Durante o Dia de Campo do Café serão realizadas palestras com demonstrações, em campo, sobre as novas cultivares, informações sobre a preparação da terra, plantio, irrigação, colheita, pós-colheita, qualidade da bebida, bem como contextualização sobre o mercado e indústria para o café produzido no Amazonas.

O café Robustas Amazônicos, apresenta um potencial produtivo de 120 sacas por hectare. Existem 10 variedades(cultivares) dessa espécie clonal hibrida.

Estudo iniciados em 2014 (primeiro ciclo) e continuados a partir de 2019 (segundo ciclo), confirmam que a produção de café no Amazonas se contextualiza em grandes oportunidades para a produção agrícola familiar, com uso de técnicas sustentáveis e garantindo melhoria de renda e qualidade de vida para muitas famílias que vivem da agricultura.

 

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam): comunicacaoidam@gmail.com / Ártemis Cunha 92 98406-5021) / Antônio Barros Jr 92 98145-1183 / Nailson Castro 92 99113-2311 / Rita Ferreira 92 98208-9685.