Governo do Estado investe em feiras e movimenta a economia na capital e no interior

FOTOS: BRUNO ZANARDO/SECOM

Produtores rurais e consumidores ganham a primeira Feira Climatizada com 700 metros quadrados no Shopping Via do Norte (avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, nº 3.760, Monte das Oliveiras, zona norte). Hortaliças, frutas, pães, queijos, peixes e outros produtos regionais estão à venda diretamente do produtor para o consumidor por preços mais atraentes e sem a participação de atravessadores.

A inauguração acontecerá nesta quinta-feira, 14 de setembro, no 2º piso, das 16h às 20h. A Feira Climatizada funcionará somente nas quintas-feiras.

A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas (Sepror), da Agência  de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e do Fundo de Promoção Social para a Erradicação da Pobreza (FPS). Participam 50 produtores regionais da Região Metropolitana de Manaus, dentre eles Itacoatiara, Iranduba e Manacapuru.

A expectativa econômica é que cada produtor fature R$ 1 mil por edição da feira, perfazendo o total de R$ 50 mil por semana, segundo Heitor Liberato, chefe do Departamento de Negócios Agropecuários e Pesqueiros da ADS.

Espaços comerciais – A iniciativa privada abraçou a ideia de investir no setor primário através da abertura de espaços comerciais em shoppings que reúnam os produtores/feirantes e consumidores. Na cidade já ocorrem as feiras do shopping Ponta Negra, às quartas-feiras, e do Shopping Sumaúma, nas terças-feiras.

O resultado é positivo comercialmente, porque a feira no shopping Ponta Negra, inaugurada em 5 de julho, faturou em seis edições R$ 227.461, comercializando 113 toneladas de produtos regionais de 80 produtores da agricultura familiar.

As Feiras de Produtos Regionais da ADS contabilizaram, no período de 29 de agosto a 3 de setembro, R$ 463.512 durante a primeira Feira de Agronegócios ealizada em parceria com a Sepror e Universidade Nilton Lins.

Mais inaugurações em setembro – As feiras acontecem semanalmente, quinzenalmente e mensalmente em espaços cedidos  também por parceiros, como o Exército Brasileiro, Aeronáutica, Policia Militar e Seduc, em sete zonas da capital e em 12 municípios. Na gestão David Almeida, foram inauguradas as feiras dos shoppings Ponta Negra e Via do Norte e dos municípios de Beruri, Novo Airão, Apuí e Manacapuru, entre outros. Mais cinco feiras serão inauguradas nos municípios de  Manicoré, Lábrea, Tefé, Tabatinga e Novo Aripuanã até o final deste mês de setembro.

No período de maio a agosto, cem dias de governo David Almeida, foram movimentados acima de R$ 4,7 milhões com a comercialização superior a 1 milhão de quilos de produtos regionais. O Governo, por meio do FPS, investe na produção de produtos regionais através de recursos a projetos e materiais, como expositores de peixes e uniformes, jalecos e bonés, entre outros.

Fonte: Secom