Governo do Estado realiza ação integrada para atender pescadores da região do baixo Amazonas, em Parintins

“Mutirão” acontece para pescadores artesanais com solicitações de Cartões do Produtor Primário e elaboração de projetos de créditos

O governo do Amazonas, através do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), juntamente com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), realizam de hoje (22/05), até a próxima sexta-feira (26/05), um mutirão para a emissão do Cartão do Produtor Primário, e ações projetos de crédito rural na unidade local do Idam, em Parintins.

Para o gerente da unidade local de Parintins, Rickson Valente, a ação integrada do governo vai melhorar diretamente a vida de muitos pescadores no estado.

“Ao longo de toda essa semana vamos atender todos que estiverem na nossa unidade para sanar dúvidas e auxiliar, se for preciso na elaboração dos projetos para solicitação de crédito. Estaremos até sexta-feira (26/05) atendendo no horário comercial”, pontuou.

A ação no baixo Amazonas visa dar aos pescadores mais benefícios e baratear a produção, como explica o gerente do cartão do produtor do Idam, Sanderson Santana.

“Com a nova legislação, os pescadores passam a ser considerados produtores rurais, tendo acesso ao Cartão do Produtor Primário (CPP) e ao crédito rural, por isso estamos aqui em Parintins, para esclarecer dúvidas e explicar o que fazer para os pescadores terem acesso a recursos mais baratos para financiarem a sua produção”, explicou.

Ao longo desta semana, a equipe técnica do Idam Central que compõe os atendimentos, junto com a Unidade local de Parintins, é o técnico em agropecuária da Gerência de Apoio ao Crédito Rural, Eurico Paulo, os engenheiros de pesca Flávio Ruben e Sílvio Oliveira, da Gerência de Apoio à Aquicultura e Pesca (Geape), e a assessora da carteira do produtor primário, Larissa Fernandes. A analista de projetos da Afeam, Michele Duarte também integra a equipe que realiza o Mutirão no baixo Amazonas

Projeto analisado e aprovado

O pescador artesanal do lago do Macuricanã, José Antônio Lima Ribeiro, fez questão de valorizar a ação realizada pelo Idam. Ele esteve na unidade local do Idam, nesta segunda-feira, para dar entrada na elaboração do projeto de financiamento de uma rabeta e uma canoa, pelo Idam e teve seu projeto aprovado pela Afeam.

“Fiz hoje (22/05) a solicitação do projeto de crédito e já foi aprovado. Essa ação está ajudando muita gente. Eu, por exemplo, não tenho rabeta, não tenho canoa própria e agora, com o projeto aprovado pela Afeam, vou conseguir. Solicitei um motor e uma rabeta. Agora, estou só esperando chegar”, encerrou.

Fotos e texto:  Antonio Barros Jr / Idam

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam): comunicacaoidam@gmail.com / Ártemis Cunha 92 98406-5021) / Antônio Barros Jr 92 98145-1183 / Nailson Castro 92 99113-2311 / Rita Ferreira 92 98208-9685