Idam apresentará ao Proderam projetos para beneficiar mais de 20 mil famílias

O Diretor-Presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) – Edimar Vizolli – participou na manhã dessa segunda-feira (01/02), no auditório do Sistema Sepror/Idam, das apresentações dos projetos que o Idam irá apresentar ao Proderam (Projeto de Desenvolvimento Sustentável Regional do Estado do Amazonas).
Ao todo 4 projetos foram apresentados, sendo eles:
1 – O Desenvolvimento Integrado Sustentável da Piscicultura no município de Bejamin Constant, apresentado pela Gerência de Apoio a Aqüicultura e Pesca, onde beneficiará cerca de 20.000 pessoas através da capacitação, acompanhamento técnico e toda uma infra-estrutura para a prática, além de uma agroindústria para impulsionar e agregar valores aos produtos oriundos da piscicultura e pesca artesanal na região.
2 – Projeto de Beneficiamento de Castanha-do-Brasil, apresentado pela Gerência de Apoio a Produção Florestal Não-Madereira, onde será realizado no município de Amaturá e beneficiará cerca de 230 famílias rurais com a capacitação e o manejo correto do produto, gerando renda aos produtores.
3 – Projeto de Manejo de Jacaré, apresentado pela Gerência de Apoio a Produção de Animais Silvestres, o projeto será em parceria com o Ibama na reserva do Mamirauá e outra em Manacapuru – que será uma unidade de conservação –, onde beneficiará mais de 200 famílias com oficinas sobre o manejo dos jacarés, a comercialização do couro e a carne em comércios de âmbitos nacionais e internacionais.
4 – Desenvolver a Prática de Meliponicultura no Alto Solimões, onde beneficiará mais de 100 famílias com capacitação específica, além de haver uma estruturação da Associação dos Produtores de Mel (APMEL) e aumentar a produção do mel de 1 tonelada para 8 toneladas por ano.
Para Edimar Vizolli os projetos são essenciais para o desenvolvimento do Programa Zona Franca Verde e o aumento da renda das famílias do Alto Solimões, mas é preciso envolver mais as Unidades Locais e o comprometimento de todos os colaboradores para apresentar os projetos na Proderam. “Nós já temos um grande parceiro que é a Secretaria do Estado de Produção Rural, e para que isso seja desenvolvido vamos procurar o máximo de apoio possível com outros órgãos do Estado e as Prefeituras Municipais, pois a realização desses projetos vai depender de uma estrutura física, da contratação de mais profissionais para atuar nas comunidades e assim executar as atividades de ATERF da melhor maneira possível”, disse.

Siga-nos no Twitter. www.twitter.com/idamgov