Idam aumenta as visitas de assistência técnica em comunidades do Careiro Castanho

No município Careiro Castanho (distante 102 quilômetros de Manaus), técnicos da Unidade Local (UnLoc) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), realizaram na última semana, ações de campo direcionadas aos produtores rurais que participam dos programas pró-calcário, pró-mecanização, e emitiram documentos para acesso às políticas públicas.

Ações de campo foram direcionadas aos produtores rurais que participam dos programas Pró-Calcário, Pró-Mecanização

Os agricultores da região avançam com as ações voltadas para a consolidação da cultura do abacaxi. De acordo com o gerente da UnLoc do Careiro Castanho, Paulo Henrique Ribeiro, as visitas garantem aos agricultores maior conhecimento e menos riscos em suas atividades.

“É imprescindível essa interação entre nós e os agricultores.  Trazemos as orientações, mas são eles, no dia a dia, que irão aplicar, e por isso precisamos acompanhar essa evolução”, afirma Henrique.

Pró-Mecanização e Pró-Calcário

O programa serve para descompactar e arar o solo, corrigir desníveis e garantir que o local fique apto para o cultivo. Em seguida aplica-se o calcário, a fim de diminuir sua acidez, permitindo assim maior produtividade e menores perdas no que é cultivado. Ambos os programas são desenvolvidos, praticamente, em todos os municípios do Amazonas.

Em Careiro Castanho a correção do solo é feita principalmente nas áreas produtoras de grãos, fruticultura, culturas, áreas de pastagens, ou capoeiras alteradas ou degradadas.

Cartão do Produtor Primário

O Cartão do Produtor Primário é um benefício do Governo do Estado do Amazonas, destinado, exclusivamente, para pessoa física que exerça a atividade de produção rural. O documento assegura diversos benefícios aos produtores beneficiados, entre os quais, a isenção do ICMS na aquisição de insumos, máquinas e equipamentos; possibilidade de emitir notas fiscais Modelo 04 (Produtor Rural); desconto de energia elétrica junto à operadora; além de comprovar o tempo trabalhado no setor primário durante o processo de aposentadoria.

Passo a passo

Para ter acesso ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), o agricultor necessita apresentar os documentos pessoais e o polígono, documento onde consta as medições do terreno.

Caso não consiga um profissional para fazer o processo, o Idam concede um responsável para ir até o local e realizar o procedimento.

O interessado em obter o CAR pode também acessar o site do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) e realizar o cadastro.

Fotos: Divulgação / Idam

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas: Nailson Castro (99113-2311), Ártemis Cunha (98406-5021) e Antônio Barros Jr. (98145-1183).