Idam capacita agentes de desenvolvimento em cooperativismo e associativismo

Ação visa fortalecer os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e apoiar as famílias rurais do Amazonas

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) deu continuidade, nesta quinta-feira (29/07), à capacitação de agentes de desenvolvimento em associativismo e cooperativismo. O evento foi transmitido por videoconferência, com a participação de 30 pessoas, entre extensionistas, servidores técnicos, gerentes e assistentes sociais. A iniciativa faz parte de uma série de capacitações técnicas que o Idam vem realizando para fortalecer os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e apoiar as famílias rurais do Amazonas.

A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Secretaria do Estado de Educação e Desporto do Amazonas (Seduc) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

De acordo com a gerente de Apoio à Organização de Produtores Rurais do Idam, Joyce Magalhães, o objetivo é realizar uma ampla assistência para essas organizações. “Hoje, nós trouxemos representantes de órgãos públicos parceiros do Idam, para palestrar e capacitar os servidores sobre os programas institucionais que as associações e cooperativas mais têm acesso”, informou.

O evento foi ministrado pelo coordenador do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/Sepror), Tanis Castro; assessora técnica e gestora de projetos, Keila Oliveira, e a gestora jurídica Katianny Salim, ambas do FPS; coordenador do Núcleo de Apoio a Programas de Economia Regional (Naper) da Seduc, João Barbosa Junior; e a engenheira florestal e gerente de Comercialização de Produtos Florestais da ADS, Eliane Ramos.

Segundo João Barbosa Júnior, a capacitação é de extrema importância para tornar o processo mais rico e igualitário. “A Seduc e o Idam estão reconstruindo uma ponte que gera um tráfego de conhecimento maravilhoso, pois é uma ação em prol do aperfeiçoamento de seus colaboradores”, disse.

“Precisamos dessa parceria dos gestores do Idam que estão no interior, próximos das instituições, facilitando o nosso contato durante a execução de projetos voltados à agricultura familiar. Sem essa parceria muita coisa não seria possível, uma vez que precisamos enviar documentos e prestar contas. Atualmente, o FPS tem projetos em 60 municípios e a nossa meta prioritária para o próximo edital é alcançar os municípios de Santo Antônio do Içá e Santa Isabel do Rio Negro”, destacou a assessora técnica do FPS, Keila Oliveira.

Entre os assuntos da capacitação estão programas institucionais, como o de Aquisição de Alimentos (PAA), Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove), chamadas públicas, documentações, qualidade de vida dos agricultores, editais de credenciamento, Balcão de Agronegócios, subvenções de juta e malva; borracha e pirarucu, feiras e produtos regionais.