IDAM capacita agricultores familiares na fabricação e melhoria da qualidade da farinha

Agricultores familiares reunidos para registrar a ação realizada na comunidade  São Lazaro do Paraná
Agricultores familiares reunidos para registrar a ação realizada na comunidade São Lazaro do Paraná

Agricultores familiares da comunidade São Lazaro do Paraná e indígenas de São Francisco Joari, município de Beruri (a 173 quilômetros de Manaus), participaram do curso de melhoria da qualidade da farinha realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), entre os dias 5 e 7 de maio.

A ação foi ministrada pelo gerente da Unidade Local do município, George Mário Grijó da Silva, que orientou os 25 produtores sobre as técnicas e procedimentos de higienização e manuseio dos equipamentos utilizados no processo de fabricação.

O objetivo do curso foi levar aos agricultores familiares o conhecimento das técnicas utilizadas na atividade e orientações sobre como produzir uma farinha de qualidade visando o aumento da produção.

O representante da comunidade indígena, Everaldo Gomes Lira, agradeceu o incentivo do Governo do Estado por meio do IDAM, que está proporcionando o curso aos produtores. “Foram 12 horas de viagem para chegar até a comunidade para participar do curso, e estamos satisfeitos, pois adquirimos conhecimentos teóricos e práticos sobre a atividade. Voltamos para comunidade capacitados e vamos aprimorar o processo de fabricação com as técnicas que adquirimos no curso”, ressaltou Gomes.

BERURI SECUDÁRIA
Foto/IDAMBeruri

Na avaliação de George Silva, o curso tem como finalidade capacitar e aperfeiçoar a mão de obra comunitária, por meio de orientações teóricas e práticas. “Repassar o conhecimento das boas práticas é importante para o processo de fabricação, e iniciativas como essa ajudam o agricultor a melhorar a qualidade do produto”, explicou.

 Vale ressaltar, que parte da produção da comunidade abastecerá feiras e mercados locais, e o restante atenderá a demanda do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).