IDAM capacita agricultores para atividade madeireira em Presidente Figueiredo

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Agricultores familiares que trabalham com a produção madeireira em pequena escala no município de Presidente Figueiredo (distante117 quilômetros de Manaus), foram capacitados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) no final de outubro. O curso de “Planejamento da Colheita e Técnicas de Corte” tem como objetivo planejar as atividades para a colheita florestal e incentivar o uso sustentável dos recursos naturais renováveis por meio de planos de manejo florestal.

Participaram da atividade agricultores da comunidade Cristo Rei, São José do Uatumã, São Miguel, São Salvador e representantes da Associação dos Moveleiros do município. Ao todo foram capacitados 26 agricultores familiares.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O curso foi proferido pelos engenheiros florestais do IDAM, Vilson de Souza Rocha e Carlos Augusto Rocha, com apoio do técnico do IDAM em Presidente Figueiredo, Agostinho Tavares Campos. Durante as atividades os agricultores entenderam a importância da capacitação para garantia da qualidade e segurança da exploração florestal, como também, o uso indispensável de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Agostinho Tavares explicou a importância da atividade florestal para as comunidades, uma vez que a renda é garantida desde a exploração até o processamento da matéria-prima. Segundo ele, a região aguarda o licenciamento de seis Planos de Manejo Florestal Sustentável em Pequena Escala (PMFSPE’S) elaborados pelo IDAM, e a previsão é que sejam elaborados mais cinco projetos ainda este ano.

Para o gerente da Unidade Local do IDAM em Presidente Figueiredo, Luis Aldiney Alves de Oliveira, a produção madeireira é uma alternativa de renda para os agricultores dessas comunidades que tem como principal atividade a agricultura familiar. “A ideia é expandir a atividade com a oferta de madeira manejada no município”, enfatizou.