Idam capacita agricultores para fortalecimento do cultivo de açaí em Barreirinha

Curso de ‘boas práticas para o cultivo do açaí’ foi ministrado nas comunidades de São Paulo do Açu e em Freguesia do Andirá. Três mil mudas de viveiros locais foram entregues

O Governo do Amazonas, por meio da Unidade Local (UnLOC) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) de Barreirinha ( a 331 quilômetros da capital), em ação integrada com a Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa), realizou nos dias 12 e 13 de janeiro, o curso de ‘boas práticas para o cultivo de açaí’ nas comunidades São Paulo do Açu e em Freguesia do Andirá. A capacitação contou com a presença de 50 produtores da região e tem como objetivo o fortalecimento do açaí cultivado, na zona rural do município localizado na região do baixo rio Amazonas.

O encontro, conduzido pelos técnicos do Idam, ofereceu aos participantes todas as informações necessárias para evitar perdas e garantir, no menor espaço de tempo, o inicio da produção. Ao término, foram entregues três mil mudas de açaí (1500 em cada comunidade) aos produtores. O objetivo da doação fomentar a plantação em ¼ de hectare já neste período de chuvas, como explica o engenheiro agrônomo e gerente da UnLoc, Rafael Koide.

“Esse é o incentivo do governo do estado e junto com a prefeitura vamos implementar essa cadeia produtiva no nosso municipio”, disse Rafael, para, em seguida revelar ‘os planos’ para 2023. “Estamos planejando o plantio de 80 hectares só com açaí para 2023. Temos o apoio das comunidades e muito em breve, teremos o açaí como uma das principais culturas do município”, concluiu.

Barreirinha se destaca na produção de alguns produtos como maracujá, pimenta de cheiro, melancia, cheiro verde, jerimum e agora açaí, a maior parte consumidos no próprio município e o restante comercializado com Parintins, a maior cidade da região. Os agricultores Eulânia Paixão e Genesis Silva Brito, casados e moradores da comunidade de São Paulo do Açú, elogiaram e agradeceram a capacitação oferecida pelo Idam.

“Me sinto abençoada por poder participar dessa capacitação. Nós plantávamos de qualquer jeito, mas agora aprendemos a melhor técnica. Aprender é muito bom.”, disse Genesis.

“Aprendemos muito e agradecemos pelo apoio que temos recebido. Com mais conhecimentos é melhor de trabalhar. E espero poder participar de mais capacitações como essa, pois meu sonho é um dia poder fazer até uma faculdade”, revelou Eulânia.

Texto Antonio Barros Jr
Fotos:  Divulgação Idam/Barreirinha

Eulania Paixão agora é, também, produtora de açaí

Sobre o Idam

O Idam é uma autarquia estadual, integrante do Sistema Estadual de Produção Rural (Sepror), e tem como objetivo o desenvolvimento do Setor Primário, com atendimento focado nas pequenas propriedades, identificadas como “Agricultura Familiar”, que corresponde a mais de 90% da produção de alimentos no estado do Amazonas. Está presente em todos os municípios do estado.

O escritório do Idam central funciona no bairro Japiim, zona Sul de Manaus, ao lado do campo da ULBRA, e o atendimento ao público é realizado na Unidade Local de Manaus, localizada na avenida Torquato Tapajós, Km 17 – Santa Etelvina, próximo a barreira da cidade.